text.skipToContent text.skipToNavigation
Como-limpar-panela-queimada-sem-arranhar-mobile.jpg

Como limpar panela queimada sem arranhar

Às vezes, aquela tão sonhada receita dá errado. Ou você perdeu a noção da hora no fogo, ou percebeu que a chama estava mais alta do que você achou, não importa. Por fim, suas panelas estão queimadas e você quer diminuir as suas perdas limpando-a, mas sem danificar ou arranhar. Aqui vão dicas sobre como limpar panela queimada!

Para começar, não esfregue! Apesar do nosso primeiro instinto ser pegar a esponja mais abrasiva e colocar os braços em ação, você estará danificando, e muito, a sua panela. Além disso, em muitos casos, a força do seu braço é limitada em comparação a profundidade da sujeira, fazendo com que você se canse de esfregar e, ainda assim, não retire toda a sujeira. Mas, na hora de dar aquele arremate final na lavagem, a esponja é necessária, por isso escolha um modelo que não risca, bem leve e macio.

Existem algumas receitas caseiras, com itens que estão na sua despensa e que podem salvar a sua panela. Separamos 3 combinações desses ingredientes para que você possa verificar qual deles funciona melhor. Eles funcionam para queimados de grau inicial, que não comprometeram a integridade da panela, ok?

1 -  Água + detergente: cubra o fundo da panela com água e um pouco de detergente e leve ao fogo até levantar fervura. Escorra a água e lave a panela normalmente. Esse tipo de limpeza é mais indicado para queimaduras mais leves e sem grandes camadas de gordura ou alimentos.

2 - Água + detergente + papel-toalha: encha a panela de água com detergente até cobrir a parte queimada. Coloque uma folha de papel-toalha e mergulhe-a na água de leve, sem prendê-la ao fundo. Deixe descansar por mais ou menos 1 hora. A ideia aqui é que o papel-toalha absorva a gordura e ajude a soltar os queimados da panela. Retire o papel e lave a panela normalmente.

3 - Água + vinagre + bicarbonato de sódio: cubra o fundo da panela com água e adicione cerca de 1 copo de vinagre. Leve ao fogo até ferver. Tire a panela do fogo e, com cuidado, adicione bicarbonato de sódio. Essa mistura vai causar uma reação, portanto não se assuste e não coloque a mão antes do tempo. Apenas quando terminar de reagir, ou seja, quando o líquido "acalmar", limpe a panela normalmente, usando a esponja não abrasiva e um pouco de bicarbonato de sódio.

Agora que você já tem todas as dicas sobre como limpar panela queimada, é só deixar a sua cozinha tinindo!