text.skipToContent text.skipToNavigation
Como-fazer-donuts-deliciosos---mobile.jpg

Como fazer donuts deliciosos

O nome original desse doce é “doughnut”, que significa, literalmente, rosca frita. A receita, ainda sem o buraco no meio, migrou no século 16 da Holanda para os Estados Unidos, onde ficou famosa nos filmes de ação. Sempre tem um policial se lambuzando com donuts nesses filmes. O donut com buraco surgiu em 1847. De lá para cá, esse doce só se popularizou. Saiba como fazer donuts.

Como fazer donuts

Preparar donuts fica mais fácil se você usar uma máquina especial para isso. Além de tornar a preparação do doce mais fácil e rápida, a máquina de donuts permite produzir várias unidades ao mesmo tempo.

A receita da massa também é bem simples. Anote:

Receita básica de donuts

Em uma vasilha, misture 1 xícara (chá) de farinha de trigo, ½ xícara (chá) de açúcar e 1 colher (chá) de fermento em pó peneirados. Acrescente 1 ovo, ½ xícara (chá) de leite, ½ colher (chá) de extrato de baunilha e misture até a massa ficar homogênea. Junte 4 colheres (sopa) de óleo de cozinha e misture bem. Você pode acrescentar uma pitada de noz-moscada ou um pouco de canela em pó para diferenciar sua receita.

Preaqueça a máquina e, com uma colher, preencha os espaços dos donuts com a massa, cuidando para não deixar vazar. Baixe a tampa e deixe assar pelo tempo indicado nas orientações do fabricante. Quando estiver assada, a massa vai ficar no formato de uma rosquinha. Com essa quantidade de ingredientes, você terá um rendimento de 6 donuts. Para quantidade maiores, basta dobrar a receita.

Sem máquina

Faça a mesma receita e estique sobre uma superfície plana e enfarinhada. Com um copo e um cálice de boca pequena, faça os cortes (use um copo para a rosca e um cálice para o buraco do meio). Frite em óleo quente (não muito) e vire para que fique dourado. Retire assim que subir e deixe escorrer em papel absorvente.

Cobertura

A cobertura é o toque final de donuts deliciosos e só deve ser aplicada depois que a rosca estiver de morna a fria. Pode ser um ganache ou geleia de morango, creme de nozes, doce de leite ou ainda um brigadeiro bem molinho. Por cima, se preferir, coloque açúcar de confeiteiro, coco ralado, chocolate granulado ou confeitos coloridos.

Donuts deliciosos

Para o lanche da tarde ou para satisfazer aquela fominha fora de hora, os donuts são uma boa pedida. Além de fácil, a receita de como fazer donuts usa ingredientes comuns e baratos. E, com uma máquina de donuts, dá para assar vários de uma vez. Você pode até fazer para vender e complementar a renda da família.