text.skipToContent text.skipToNavigation
5-dicas-para-fazer-churrasco-sem-fumaça--mobile.jpg

5 dicas para fazer churrasco sem fumaça

Churrasquinho é bom em qualquer dia! Para ter aquela carne no espeto gostosa, bem grelhadinha e sem fumaça por todos os lados, existem algumas dicas essenciais para os churrasqueiros de plantão. Apesar da fumaça defumar a carne e garantir um sabor especial, o churrasco sem fumaça é muito bom e super fácil de fazer! Siga as dicas e aproveite!

Grill: um churrasquinho sem fumaça a qualquer momento

O grill, todo mundo já sabe, é excelente para fazer receitas mais saudáveis, livres de gordura. E sim, é possível fazer um churrasquinho saboroso e sem fumaça usando esse aparelho. Além de ser prático, é excelente na hora da limpeza e ideal para cozinhas pequenas. Se a família for grande, há modelos que preparam carnes em grande quantidade.

Churrasqueira elétrica: sem carvão e fumaça

A churrasqueira elétrica é uma excelente opção para preparar carnes com cortes mais finos, como picanha, maminha, alcatra, fraldinha, etc. Para cortes maiores e grossos, será preciso mais tempo de preparo para um total cozimento, o que pode ser uma desvantagem. Mantendo o nível da água na bandeja conforme o indicado, você fará aquele churrasco gostoso sem queimar. O mais bacana é que a água diminui a gordura da carne, evitando aquela fumaça incômoda e mantém a carne suculenta.

Churrasqueira a gás: churrasco gostoso

Um modelo bem moderno e ecologicamente correto que prepara carnes de forma rápida e eficaz, sem fumaça. Essa é a churrasqueira a gás, que funciona com segurança, já que possui acendimento automático. Excelente para o preparo de diversas carnes, não faz fumaça alguma e ainda faz um churrasco perfeito, no ponto certo. Ela deve ser instalada em um local com ventilação e com sistema de alimentação a gás.

Chapa quente para carnes assadas e gostosas

A chapa - que pode ser elétrica ou a gás -, é ideal para quem não possui espaço em casa para adaptar uma churrasqueira a gás ou a carvão. Ela assa diversos tipos de cortes com facilidade, mantendo certo grau de suculência e eliminando a gordura.

Há quem ainda torça o nariz para esse tipo de acessório por não achar que não é um produto que prepara um bom churrasco, mas uma das vantagens da chapa é que ela pode preparar, ao mesmo tempo, legumes e outros tipos de alimentos, por exemplo: um queijo coalho.

Dicas para churrasqueiras a carvão

Se você pode contar com uma casa com churrasqueira convencional, que utiliza carvão, há algumas dicas de como preparar aquele churrascão sem muita fumaça.

Alguns dizem que, se atirar sal grosso sobre a brasa, irá reduzir bastante a fumaça, assim como o acendedor em álcool em gel, que é apropriado, eficaz e mais seguro, além da praticidade. Muitos optam por esse método.

Outros garantem que óleo de cozinha faz menos fumaça. Basta apenas pegar um pedaço de papel higiênico, enrolar como se fosse uma tacinha e colocar sobre o carvão montado como uma pirâmide. Daí é só encher a tacinha de óleo de cozinha, acender um fósforo e colocar sob o óleo. Ele será despejado no carvão, que produzirá um churrasco limpo e sem muita fumaça.