text.skipToContent text.skipToNavigation
m_sofa_01.jpg

Aprenda a escolher o melhor sofá para sua sala

Escolher o melhor sofá para sua casa pode parecer difícil com a quantidade de modelos, estilos e materiais diferentes disponíveis no mercado, não é mesmo? Por isso, a dica para deixar essa escolha muito simples é analisar os principais pontos para ter certeza que está levando um sofá lindo e super confortável para a casa. Vamos lá?

Qual o modelo?

Uma das principais dicas é saber onde você vai colocar o sofá, já que cada modelo é mais adequado para cada uso. Por exemplo, em uma sala de visitas, os modelos estreitos são os mais indicados para as pessoas conversarem de forma confortável, com as costas apoiadas e os pés no chão.

Já na sala de TV é o oposto, o melhor sofá para se esparramar e relaxar deve ser espaçoso, portanto com assento de maior profundidade. Um modelo de sucesso é o sofá com chaise, aquele que tem uma parte comprida para apoiar os pés. Se gostar de um desses, não se esqueça de checar se a posição do chaise se encaixa no local desejado, tá? Sofás com encosto reclinável e ajuste para a cabeça também são ótimas escolhas para quem curte um cineminha em casa.

Se você só tem uma sala em casa, o sofá retrátil pode ser a escolha ideal. Quando quiser relaxar vendo TV, é só puxar o assento e na hora de receber visitas você recolhe. O sofá retrátil também é uma ótima alternativa para salas pequenas.

O sofá cama é outra opção prática quando o problema é o espaço. Ele é uma verdadeira mão na roda, pois serve para acomodar hóspedes, ver TV, relaxar, jogar conversa fora com os amigos, etc.

Os modelos de canto são mais indicados para salas e famílias maiores, pois costumam ser grandes e ter mais lugares. Se a sua sala é pequena e você gostou desse modelo, uma dica é deixá-lo encostado na parede para ampliar o espaço central da sala e acomodar várias pessoas.

Tamanho

A regra para acertar no tamanho do sofá é que ele não deve atrapalhar a circulação do ambiente. Assim, dependendo do espaço, é mais indicado optar por um sofá menor e espalhar puffs, bancos ou banquetas para acomodar as visitas.

Uma dica para ter certeza do tamanho é checar as medidas na ficha técnica e demarcá-las no chão com fita crepe ou usando um lençol dobrado. O ideal é que sobre 70 cm ao redor do sofá. Ah e se você mora em prédio, não se esqueça de verificar se o sofá cabe no elevador ou nas escadas, tá?

Espuma do sofá

É a densidade da espuma que determina a resistência do sofá e acaba influenciando também no conforto. Isso porque ela indica a quantidade de peso que o móvel suporta, portanto é importante se atentar a esse dado na ficha técnica. Geralmente os sofás mais procurados apresentam densidade a partir de D23, porém pessoas mais pesadas, com mais de 100 kg, devem preferir densidades superiores a esse valor.

Para mais conforto e resistência, a estrutura ainda pode contar com percinta, que nada mais é que aquelas fitas elásticas entrelaçadas, ou molas, que é a opção mais confortável.

Tecidos

A escolha do tecido vai depender muito do seu gosto e do que você procura, mas algumas dicas podem ajudar. Por exemplo, o couro é um dos materiais mais duráveis e luxuosos e ainda tem a vantagem de ser fácil de limpar. O couro sintético é menos resistente que o legítimo, porém é mais ecológico e apresenta a mesma facilidade de limpeza, pode ser o melhor sofá para quem tem crianças ou animais em casa, por exemplo.

O chenille é um tecido confortável semelhante ao veludo, ele é conhecido pelo seu efeito manchado que dá um ar elegante à decoração. Já o suede é mais parecido com a camurça e se destaca pelo toque macio. A desvantagem desses dois tecidos é que eles são um pouco mais complicados para limpar.

Há ainda muitas opções, como sarja, fibras, linho. Então, a dica é tentar aliar um pouco do seu estilo com a sua necessidade. E aí, já sabe escolher qual o melhor sofá para sua casa?