text.skipToContent text.skipToNavigation
m_template_img_01.jpg

Modelos de painel para TV: como escolher o ideal

Se você vai decorar sua sala e quer deixá-la mais espaçosa e aconchegante, é preciso saber qual dos modelos de painel para TV é o ideal. A escolha certa vai deixar o ambiente mais amplo e organizado, vai acomodar a TV e ainda esconder os fios dos aparelhos, tudo isso sem atrapalhar a circulação do ambiente. Ótimo, não é mesmo?

Por isso, não importa se você mora em um apartamento pequeno ou em uma casa espaçosa, o rack com painel é sempre uma ótima opção para decorar a sala com muito estilo. Quer algumas dicas para acertar na escolha?

Tamanho

O primeiro passo é checar se o painel suporta o tamanho e o peso da sua TV. Ou seja, na ficha técnica, você deve checar o número máximo de polegadas que o painel tolera. Ele será sempre maior que a televisão, o ideal é sobrar, no mínimo, 15 cm ao redor do aparelho.

Existem painéis de todos os tamanhos, por isso você pode escolher o que mais combine com a decoração da sua casa. Por exemplo, um painel de TV grande deixa o ambiente mais elegante, mas pode pesar na decoração dos espaços pequenos. Uma dica para não errar é demarcar o espaço na parede com fita crepe. Fica bem mais fácil de visualizar.

Modelos de painel para TV

Alguns modelos de painel para TV vêm com nichos e estantes, perfeitos para acomodar objetos decorativos e outros aparelhos que podem acompanhar a TV, como home theater, DVD, videogame, etc. Se quiser guardar alguma peça muito grande, fique de olho nos tamanhos dos nichos.

Materiais

Os materiais mais comuns dos painéis para TV são: MDF, MDP e madeira maciça. Para quem não sabe, o MDF e o MDP são feitos do mesmo tipo de madeira reflorestada e se diferenciam apenas na composição. Os painéis de MDP são opções ainda mais sustentáveis. Eles precisam de menos material na composição, sendo também mais leves e fáceis de carregar. Já o MDF tem a vantagem de ser mais resistente e apresentar melhor durabilidade.

Instalação do painel para TV

Quanto maior a tela, mais distante você deverá instalar o painel do sofá. Para você ter uma ideia, TVs de 32 polegadas devem ter uma distância média de 1,5 m, já as de 40 polegadas, uma média de 2 m.

Para saber a medida ideal da TV para o sofá, é só seguir a regra: número de polegadas x 2,5 x 3.

A altura da TV também é importante. Ela deve estar alinhada com a altura dos olhos de quem está sentado no sofá. Desse jeito, assistir televisão ficará muito mais confortável.

E aí, já sabe qual dos modelos de painel para TV você vai levar?