text.skipToContent text.skipToNavigation
5-dicas-para-decoração-de-sala-pequena_MOBILE.jpg

5 dicas para decoração de sala pequena

Apartamentos pequenos são uma realidade nos tempos modernos, principalmente para quem mora em grandes cidades. Seja naquele quarto/sala, seja em apartamentos de novos condomínios, uma sala pequena é o desafio da vez. Mas não desanime! Essas dicas de decoração de sala pequena vão transformar a sua casa.

Regra número 1 para decoração de sala pequena

Pode parecer uma dica simples, mas saber a exata metragem da sala é fundamental na hora de caçar móveis que combinem com sua sala pequena. E, como cada escolha é uma renúncia de espaço na hora de decorar, é preciso ter na ponta da língua e do lápis não só o tamanho total da sala como o das paredes, distância da porta, etc.

Não é só escolher o tapete, é posicionar o tapete

Tapetes são uma forma simples de decorar, trazer charme e adicionar estilo a qualquer ambiente, quando se trata de decorar uma sala pequena. Além disso, você não perde espaço, já que não é um móvel. Então, você precisa encontrar um modelo que esteja alinhado com o estilo que você escolheu para o ambiente, mas também precisa estar proporcional aos seus móveis, para a harmonização do ambiente. Para isso, o tapete precisa ter pelo menos 50% mais espaço que o objeto colocado sobre ele.

Tenha uma parede contrastante

Uma parede com uma cor forte é uma ótima dica para decoração de sala pequena. Ela irá contrastar com o resto do ambiente, é uma ótima maneira de criar uma ilusão de que a sala é maior. Com isso, você tem uma sensação de amplitude e destaca aquele canto específico da sala. Prefira uma cor neutra, que pode harmonizar com qualquer móvel ou outro tipo de acessório que você venha a escolher para a sala, não só agora como quando você quiser mudar a decoração da sua sala pequena. Afinal, pintar uma parede não é uma tarefa fácil. Por isso, não precisar mudá-la quando quiser renovar os ares é uma mão na roda.

Truque: abuse das paredes

Quem não tem móveis, caça com quadros. Esse não é bem o ditado, mas é uma boa lógica na hora de decorar salar pequenas. Se investir em muitos móveis não é uma opção graças a limitação de espaço, busque decorar bem as paredes com quadros, pôsteres, prateleiras e toda sorte de coisas que você consiga pendurar. Além do toque pessoal, você acrescenta mais informação de estilo à sala, criando um ambiente cheio de charme e bem decorado, sem ter que perder espaço no ambiente. Busque, em sites como Pinterest, pôsteres que podem ser baixados e impressos gratuitamente, assim como esquemas para pendurá-los de forma harmônica.

Painel de TV

Ainda na ideia de usar as paredes a seu favor, invista em painéis de TV, uma peça bem interessante para salas pequenas. Como os modelos são suspensos, ajudam a economizar espaço sem perder um toque diferenciado na decoração, além de ajudar na hora de organizar os fios que ficam atrás dele escondidos.

Muitos modelos de painel de TV, com nichos e prateleiras menores, até facilitam na hora de escolher e compor as peças, como miniaturas e enfeites, reservando espaço especialmente para isso. Uma dica importante: use painéis e suportes compatíveis com o tamanho da tela de sua TV.

O sofá ideal

O sofá é sempre a estrela da sala, mas tenha atenção na hora de escolher um para a sua sala pequena. Além do tamanho que tem que ser ajustado à sua disponibilidade, atente-se às formas e composição do sofá. Prefira modelos em linhas retas, de cores neutras e lisas. Sofás sem braços e não muito profundos também são ótimas opções.

Se você gosta de se esparramar em frente a TV e acha que esses modelos podem não ser tão confortáveis, busque modelos retráteis que abrem e fecham, assim você economiza espaço na hora de receber visitas, mas mantém o conforto. Sofás com pés aparentes também criam a ilusão de que se ocupa menos espaço, contribuindo para a decoração de sala pequena.