text.skipToContent text.skipToNavigation
m_guardaroupa_01.jpg

Veja como organizar seu guarda-roupa de forma simples

Para ocupar os espaços vazios, deixar a bagunça de lado e aproveitar todos os cantinhos de seu guarda-roupa, é preciso seguir alguns passos simples. Separar as peças em categorias ou cores pode ser um começo, mas vale dar atenção ao seu instinto de organização. Afinal, o melhor método de como organizar seu guarda-roupa tem que respeitar as suas regras e facilitar a sua vida!

 

Limpeza

O primeiro passo é a limpeza do espaço. Retire as roupas (não todas de uma vez, para não causar mais bagunça do que organização) e limpe a área de dentro do guarda-roupa com um pano e lustra-móveis. Isso evita poeira acumulada, traças e também ajuda a conservar a madeira do móvel.

 

Doação

 

Quando ficamos muito tempo sem arrumar o guarda-roupa, a tendência é deixar muita coisa que não usamos mais por lá, apenas para ocupar espaços que poderiam ser aproveitados para coisas realmente úteis. É legal, após tirar tudo de dentro do armário, fazer uma separação de coisas que podem ser doadas. Um bom cálculo para se livrar dessas peças é se fazer a pergunta: “há quanto tempo eu não uso isso?”. Se a resposta for um ano ou mais, faça uma boa ação e doe para quem precisa.

 

Tipos de roupas

 

Ter gavetas limpas e espaço para pendurar casacos, camisas e calças é o ideal. Primeiramente, veja o que tem que ser pendurado. Comprar cabides para camisas, especiais para saias e vestidos ou ternos é um bom começo. Dessa forma, pendure primeiro os casacos maiores e siga, nessa linha, com camisas de manga longa, camisas de manga curta e outras peças.

A melhor forma de guardar os ternos é dentro de sacos especiais para que não fiquem com pelinhos de outras roupas ou mesmo amassem mais facilmente. As gavetas podem ser separadas entre meias, calcinhas, cuecas e outras roupas de baixo, sem se esquecer de ter uma para os pijamas - tanto os de inverno quanto os de verão. Procure deixar nessa ordem o que você vai usar mais, conforme a estação.

Para calças, é indicado ter cabides de várias posições, que caibam mais de uma peça, pois assim você economiza espaço. Outra dica importante é deixar tudo sempre à vista. Dessa forma, você não se esquece daquela roupa que gosta tanto e que, de repente, não usa simplesmente porque não lembra mais dela.

Sapatos

Se seu armário não tem um espaço especialmente reservado para os sapatos em geral, tênis e chinelos, tente criar um. Basta usar uma ou duas prateleiras de dentro do guarda-roupa para isso. Uma ideia para separar cada par é colocar divisórias entre os pares, que podem ser até de papelão.

Outra ideia é comprar uma sapateira vertical e pendurar (se couber) atrás de uma das portas. Você economiza espaço e mantém o lugar organizado sempre.

Procure deixar alguns espaços vazios

A melhor forma de como organizar seu guarda-roupa e mantê-lo sempre em ordem é deixar cabides e até prateleiras um pouco livres para que novas roupas ou calçados sejam colocados nesses lugares. Além disso, se você conseguir deixar as roupas penduradas, separadas por estilo ou até mesmo cores, fica bem mais fácil para ver o que você tem e assim nenhuma peça vai ficar esquecida.