text.skipToContent text.skipToNavigation
Como-organizar-os-estudos-mobile.jpg

Como organizar os estudos

Tanto para o vestibular e concursos públicos quanto para o próprio colégio ou faculdade, é muito importante se organizar para que os estudos rendam mais, mesmo com grandes quantidades de conteúdos para encarar. Para você ficar por dentro de como organizar os estudos com facilidade e tornar seus dias mais produtivos, trouxemos algumas dicas valiosas.

O estudo como parte do seu dia

Não deixe de definir os horários de estudos, mas também não se esqueça de separar um tempo para a leitura diária e a prática de exercícios físicos. Embora nos momentos de tensão se conclua que estudar é mais importante do que outras atividades, praticar exercícios físicos e ler atualidades fazem o seu cérebro relaxar, o que auxilia na manutenção da sua concentração e na qualidade da sua aprendizagem. Não é bom virar noites estudando, por exemplo, pois seu corpo deve estar em ordem para manter o equilíbrio.

Mantenha o seu ambiente de estudos confortável

Para que se tenha um ambiente de estudos adequado à sua concentração, é bom ter uma escrivaninha específica para essa atividade e mantenha nela todo o material que você precise revisar. Mantenha o ambiente bem iluminado e cheio de referências ao seus estudos para que, independente do lado que você olhe, seja possível continuar dentro do clima de concentração. E, no mesmo ambiente, pense em como você pode se acomodar confortavelmente para fazer uma atenta leitura e ainda assim fazer anotações sempre que preciso.

Como organizar os estudos utilizando uma agenda

É muito importante não deixar o conteúdo das aulas se acumular e estudar aula a aula para que você gaste mais tempo naquilo que já notou que pode ser mais exigente. Com os estudos diários, você pode reservar ao menos um dia na semana para fazer exercícios mais extensos, como a prática de redações, e outro dia para fazer a revisão do conteúdo semanal. Quando o período de provas começar a se aproximar, é importante reservar ao menos 2 horas diárias para fazer exercícios de concursos ou vestibulares anteriores, assim você também já vai treinando na prática.


O modo de como organizar os estudos varia de pessoa para pessoa, mas é muito importante que o estudante compreenda o quanto o ato de estudar não é uma simples disputa, mas uma atividade que deve ser unida a rotina para que seja mais proveitosa. Se organize e bons estudos!