text.skipToContent text.skipToNavigation
Dicas-sobre-como-guardar-livros---mobile.jpg

Dicas sobre como guardar livros

Ler é a principal ferramenta para desenvolver a criatividade nas crianças, o conhecimento nos jovens e o enriquecimento cultural nos adultos. Embora livros eletrônicos ajudem a economizar espaço, os exemplares em papel continuam a ter fãs e, por isso, demandam espaço e organização. Saiba como guardar livros e comece hoje mesmo a organizar a sua leitura, pois nunca é tarde para ser feliz e uma boa leitura pode trazer muito prazer e felicidade.

Como guardar livros

A frequência em que os livros são utilizados é que determina a organização deles. Se você ou outras pessoas na família estudam atualmente, esses livros terão prioridade de alcance na hora de posicioná-los. São indicadas prateleiras específicas só para esse tipo de material. É legal agrupar tudo em um mesmo “setor”. Já os romances, trilogias e livros que não são lidos com tanta frequência, podem ficar um pouco acima (ou abaixo) do seu campo de visão.

Prateleiras

São ótimas aliadas da decoração, mesmo quando estão ocupadas por muitos livros. Utilize os espaços e folgas entre os exemplares para colocar objetos de decoração, souvenirs ou porta-retratos. Se o espaço em casa é restrito, a ideia é utilizar lugares não ocupados. Prateleiras fixadas embaixo da escada é uma excelente ideia para guardar livros, otimizando espaços.

Estantes

São tradicionais na organização e decoração de salas, escritórios e bibliotecas. Existem várias versões, tamanhos, materiais e cores de estantes que combinam tanto com ambientes clássicos quanto com lugares mais descontraídos, como os quartos infantis. Normalmente, a estante é composta por vários nichos, justamente para manter ambientes organizados. Essa versatilidade que as estantes têm se encaixa na maioria  dos ambientes da casa, pois onde necessita de organização, basta uma estante e disposição que tudo fica perfeito.

Estantes utilitárias

Essas estantes existem nos mais diversos modelos e tamanhos. Feitas de plástico, metal ou madeira elas têm a montagem fácil e, além disso, são adequadas para organizar despensas, áreas de serviço, escritórios e aqueles ambientes que priorizam a funcionalidade. Nichos vazados e maiores nas estantes servem para guardar coisas grandes. Sempre considere se o peso total das coisas que você quer organizar é suportado pela estante.

Além de organizar o ambiente, as estantes também decoram e podem dar aquele ar de sofisticação e bom gosto que faltava em sua casa. É possível enfeitá-las com vasos, porta-retratos e demais peças de decoração que farão uma boa combinação com os livros.