text.skipToContent text.skipToNavigation
Dicas-de-como-organizar-cozinha-pequena---mobile.jpg

Dicas de como organizar cozinha pequena

Cozinhas eram grandes e espaçosas. Nos dias atuais, isso é privilégio para poucos. Famílias menores pedem cozinhas menores. Por isso, casas e apartamentos modernos possuem espaços pequenos e uma área dedicada à cozinha quase que  simbólica de tão pequena. Para ter um melhor aproveitamento de espaço, invista em praticidade e planejamento. Essas são duas dicas de ouro de como organizar cozinha pequena.

Como organizar cozinha pequena

A cozinha americana já é presença garantida em muitos apartamentos modernos, pois essa é uma cozinha integrada à sala de estar ou de jantar. Esse estilo proporciona um ambiente mais amplo, já que abre mão de 1 ou 2 paredes para fazer a integração. Para ficar mais interessante,  vale a pena usar o truque de integrar sala e cozinha com objetos de decoração que combinem com os 2 espaços.

É possível quebrar a continuidade sem abrir mão da profundidade conquistada com a retirada da parede. Gabinetes e prateleiras suspensos na divisa entre os ambientes cumprem essa função muito bem. Vasos com plantas e flores são excelentes para enfeitar o balcão e as prateleiras.

Como organizar cozinha pequena com bancadas móveis

Uma mesa dobrável e um gaveteiro com rodas fazem uma grande diferença na hora de expandir a superfície de trabalho ou a área para refeições (para o caso de você não ter espaço para um balcão estilo americano). Essa é uma boa opção porque permite que tanto a mesa quanto o gaveteiro sejam literalmente “móveis” e possam ser deslocados com facilidade para qualquer cômodo da casa.

Cozinha vertical

Verticalize a sua cozinha. É super fácil, basta utilizar prateleiras e organizadores suspensos. Nas prateleiras você pode colocar potes com alimentos e temperos que você sempre usa ou ainda louças e utensílios. Organizadores suspensos podem ser opções mais baratas do que prateleiras e funcionam muito bem se a ideia é aproveitar áreas maiores na altura, sem precisar de tanta profundidade. Colheres e espátulas podem ser colocados em bules, potes de compotas e outros recipientes grandes.

Seguindo nossas dica de como organizar cozinha pequena, certamente, você vai aproveitar muito mais os espaços disponíveis na sua.