text.skipToContent text.skipToNavigation
decoracao-home-office---mobile.jpg

Decoração home office: como fazer

O número de profissionais que optam por trabalhar em casa a cada ano só aumenta. Aproximadamente 3,5 milhões de brasileiros trabalham em casa integral ou parcialmente e seus motivos são inúmeros. Todos eles têm uma missão em comum: a decoração home office.

Como fazer uma decoração home office

Se você tem um quarto que pode ser inteiramente transformado, use móveis para escritório funcionais e faça desse espaço um lugar perfeito para o trabalho. Ter um cômodo exclusivo para o escritório garante a você maior privacidade e autonomia, podendo ser uma ótima solução para famílias com crianças ou idosos. Assim você consegue equilibrar melhor a atenção entre as suas tarefas e a turma de casa.

Se o quarto é grande, escolha uma mesa ou escrivaninha que se adeque à prática das suas atividades e caiba seus materiais básicos (computador, documentos, impressora).

Uma cadeira ergonomicamente confortável em que você possa regular a altura e uma boa luminária de mesa são essenciais. Prateleiras para livros, um arquivo para pastas e principais documentos, também fazem parte da decoração do seu home office. E, para os momentos de relaxamento, uma poltrona com uma mesa e abajur ao lado são perfeitos para leitura e completam o ambiente.

Compartilhando espaços

Casas e apartamentos que têm salas ou varandas espaçosas podem perfeitamente se transformar em um escritório ou estúdio, mas é preciso designar espaços comuns da casa para trabalhar desde que adequando os horários às rotinas da família. Não é possível fazer uma videoconferência, por exemplo, com as crianças correndo no ambiente em que você está trabalhando.

Para esse tipo de home office, é preciso escolher móveis que se encaixem na decoração do ambiente, aliando beleza e praticidade, porém convém não exagerar: uma mesa de tamanho médio, um gaveteiro que se encaixe abaixo dela e uma cadeira confortável são suficientes.

Mas, se o espaço disponível é mínimo, não há porque se apavorar: monte uma micro estação de trabalho e seja feliz! Normalmente esses micro escritórios ficam embutidos dentro de armários com prateleiras.

Terminado o “expediente”, fecha-se o armário e adeus escritório. Para essa opção de home office, a dica é abusar das caixas organizadoras. Elas vão ajudar a guardar materiais de forma mais organizada, uma necessidade desse tipo de home office.