text.skipToContent text.skipToNavigation
como-organizar-sapatos---mobile.jpg

Como organizar sapatos

Manter a casa organizada é cada vez um desafio maior para quem vive correndo pra lá e para cá, com trabalho e filhos como prioridade. Com a agitação do dia a dia, quem gosta de chegar em casa e ter que tirar um tempo do seu descanso para organizá-la? Selecionamos, então, algumas dicas de como organizar sapatos, uma peça que sempre acaba espalhada pela casa.

Como organizar sapatos por frequência de uso

É sempre importante separar os pares que você considera de uso mais frequente para deixar próximo ao seu quarto de vestir ou closet e selecionar os que você usa apenas em ocasiões especiais para guardá-los corretamente na área de serviço ou até em sacolas no quartinho de empregada.

Essa regra vale para todos os integrantes da família, mas principalmente às mulheres que geralmente possuem mais pares de sapatos e, por isso, acabam tendo que organizá-los melhor para que não seja um problema ter que encontrar o par ideal em cada ocasião.

Sapateiras

O uso de sapateiras pode ajudar muito na organização sapatos, pois permite que se utilizem áreas da casa que geralmente ficam inutilizadas. Os vãos atrás das portas, os pequenos corredores e recuos em quartos e em ambientes íntimos possibilitam a utilização de sapateiras verticais, horizontais e giratórias que ajudam a deixar os locais mais organizados e as peças mais conservadas independentemente do tempo que permanecerem em repouso à espera da ocasião ideal.

Mas, além do móvel em si, saber com organizá-lo tem lá seus truques. Uma ideia básica é alternar a ponta dos sapatos, colocando uns para frente outros para trás, assim, você aproveita melhor o espaço.

E se você estiver enfrentando problemas de mau-cheiro, pode recorrer a sachês que retiram umidade ou de cânfora, que ajudam a combater os aromas indesejados.

Estantes e gaveteiros

Para quem tem um número grande de pares de sapatos também é interessante avaliar as estantes e gavetas vagas e ver se é possível colocar lá seus sapatos. Muitas pessoas gostam de utilizar sapatos bonitos como peças de decoração, principalmente nos quartos ou closets. Espaços ociosos, como sob as camas ou nos degraus das escadas, podem ser aproveitados ao máximo quando são criados espaços de armazenamento.

Cabides e barras de suporte

Além dos espaços tradicionais que podem auxiliar em como organizar sapatos, existem algumas técnicas que facilitam o uso de espaços para que caibam mais peças. Os cabides são muito usados para pendurar pares de botas, por exemplo, que não podem ser dobradas, pois isso pode causar o ressecamento e a quebra do material do cano do sapato e as barras de suporte, semelhantes as barras para cabides, também podem ser colocadas em gavetas e na parte inferior dos armários, proporcionando mais de um nível para acomodação de peças.

É importante seguir as regras para organização de sapatos, pois é um tipo de peça que sempre acaba se perdendo na bagunça da casa, principalmente quando se tem muitos pares. Tirar um tempo para organizá-los ajuda a manter a casa em ordem para todos os ocupantes da casa.