text.skipToContent text.skipToNavigation
como-estudar-em-casa---mobile.jpg

Como estudar em casa sem perder o foco

Estudar em casa é uma das formas mais desafiadoras de se preparar para qualquer exame. Afinal, são milhares as tentações para desviar o foco do conteúdo que está à sua frente e mandar a atenção para longe dos livros e cadernos. Internet, celular e o barulho da televisão são alguns dos itens que tiram a concentração. Saiba agora como estudar em casa sem perder o foco.

Como estudar em casa

Para estudar em casa, é interessante criar um ambiente adequado, um “cantinho de estudos” que pode ser um escritório ou mesmo uma parte do quarto do estudante. Bons móveis são indispensáveis na hora de compor esse ambiente, porque sem conforto é impossível se concentrar. Uma escrivaninha pode ser uma boa para organizar seu material de estudos, coloque uma cadeira com altura proporcional (ergonômica) para não prejudicar a postura, uma estante (ou prateleiras) com os livros sempre à mão e uma boa luminária de mesa são o mobiliário ideal para quem não quer que detalhes como dores nas costas ou má iluminação atrapalhem seus estudos.  

Ensine seu cérebro a se concentrar

A primeira dica para “ensinar seu cérebro a se concentrar” é a chamada Técnica Pomodoro criada em 1980 por Francesco Cirillo. Ela consiste em um método de gerenciamento de tempo em que é necessário permanecer 25 minutos totalmente concentrado no estudo com pausas de 5 minutos a cada 25 de estudo. Se você tem muita dificuldade em se concentrar, comece com 10 minutos e, a cada vez, vá aumentando mais 5 até atingir os 25 minutos.

Uma boa dica de equilíbrio é, a cada 4 pomodoros você fazer uma pausa maior de 15 a 30 minutos. Essas paradas são importantes para oxigenar o cérebro e, assim, garantir a sua produtividade e, claro, o seu bem-estar. Vale lembrar que todos os tempos e ritmos aqui apresentados são sugestões e o segredo é buscar o seu próprio equilíbrio.

Organização é o segredo

Crie um cronograma de estudos de acordo com as suas necessidades. Para cada dia da semana, separe as matérias correspondentes e mantenha essa rotina, pois o cérebro assimila melhor quando há disciplina. O ambiente que você vai estudar também deve estar sempre limpo e organizado. Separe os livros e apostilas referentes às matérias do dia e deixe-os à mão na ordem em que serão utilizados. E, por fim, tenha sempre por perto uma garrafa d’água, assim evita os “rolês” pela casa que desviam a atenção.