text.skipToContent text.skipToNavigation
m_cadeira_01.jpg

Aprenda a postura correta para sentar

Aprenda a postura correta para sentar

Todo mundo sabe que ficar sentado de forma errada por muitas horas pode causar dores nas costas, problemas de coluna, tendinites, câimbras, etc. Por isso, sentar-se com a postura correta é importante não só para evitar problemas de saúde, mas também para trabalhar de forma mais agradável e produtiva.

Uma dica para quem passa muitas horas do dia sentado é investir em uma cadeira ergonômica de escritório. Com ela, fica muito mais fácil encontrar a posição certa e confortável para manter a postura correta ao longo do dia. Mas, lembre-se, de nada adianta a melhor cadeira de escritório se você não souber como corrigir a postura, certo?

Postura correta para sentar

Pés apoiados no chão

A altura do assento deve permitir que você apoie seus pés no chão de forma que suas pernas formem um ângulo de 90°. Por isso, prefira cadeiras com regulagem de altura que são mais fáceis de ajustar a posição ideal.

Pessoas baixas podem ter dificuldade em encontrar a posição certa. Nesse caso, é recomendado o uso de apoios de pé.  Se for o seu caso, prefira um apoio que possa inclinar.

Costas apoiadas e retas

É muito importante que as costas e a lombar estejam sempre apoiadas no encosto da cadeira, pois isso irá ajudar a distribuir o peso do corpo e relaxar a musculatura. Quem trabalha com notebook [link: https://www.carrefour.com.br/dicas/tecnologia-e-eletronicos/notebook], por exemplo, tende a ficar um pouco mais inclinado. Sendo assim, a melhor cadeira de escritório também deve possuir regulagem de inclinação.

Além disso, sabia que espreguiçar algumas vezes ao dia é ótimo para alongar a musculatura? Se você tem muitas dores nas costas, vale a pena investir em cadeiras com boa inclinação para relaxar por alguns minutos ao dia.

Braços apoiados

O apoio do braço também deve ser ajustado de modo que seus braços formem um ângulo de 90°, deixando os cotovelos e mãos alinhados. Se você costuma ficar muitas horas sentado, não deixe de comprar uma cadeira com esse recurso. Além de ajudar a manter a postura correta ao longo do dia, ele oferece muito mais conforto.

Mais dicas

- O topo do computador deve estar na mesma altura dos olhos e a distância entre eles deve ser de 45 a 70 cm em média.

- Cadeiras com rodinhas são mais práticas e também ajudam a manter a postura correta, já que na hora de se mexer você só precisa girar a cadeira sem correr o risco de torcer a coluna.

- A cada uma hora, é recomendado se levante e movimente o corpo por uns 3 minutos, além de ser benéfico à musculatura, essa prática também evita problemas na vista.