text.skipToContent text.skipToNavigation
m_banque.jpg

Como escolher a banqueta ideal para cada ambiente?

Banquetas para cozinha, bar, altas, baixas, enfim, existem tantos modelos e designs diferentes que fica até difícil escolher, não é mesmo? Por isso, a dica para não errar na hora de comprar banquetas é ter em mente em que lugar da casa você quer colocá-las. Por exemplo, em cozinhas os aspectos práticos e funcionais dos móveis são muito importantes, já em salas a beleza e estilo podem falar mais alto. Para ficar bem fácil, veja os pontos que você deve considerar antes de comprar banquetas para sua casa.

Material

Na cozinha, onde o ambiente costuma ficar mais engordurado, o mais indicado é escolher materiais fáceis de limpar, como acrílicos, inox, PVC ou qualquer outro tipo de plástico e metal.  Evite também tecidos e prefira as que têm estofados de couro sintético. O mesmo vale para espaços gourmets, já que os riscos de sujar também são maiores.

Em ambientes externos, como varandas e jardins, é melhor comprar banquetas de madeira, alumínio, inox, acrílico ou PVC. Esses materiais são resistentes às mudanças climáticas e não enferrujam nem desbotam facilmente.

Já as salas não apresentam nenhuma restrição de material e você pode escolher de acordo com o que mais combina com a sua decoração. Enquanto a madeira oferece elegância, o metal e o acrílico dão um ar mais moderno ao ambiente.

Altura

A altura das banquetas é um dos itens mais importantes e também influencia no conforto. Ela vai depender da altura do balcão e o ideal é que o assento fique cerca de 20 a 30 cm abaixo da bancada ou mesa.

Em geral, cozinhas americanas têm bancadas com um pouco mais de 1 m, pedindo, assim,  banquetas altas, de mais ou menos 70 cm. Já as banquetas com cerca de 50 cm são usadas em mesas mais baixas.

Há, ainda, modelos reguláveis que se ajustam a qualquer altura de mesa e oferecem mais conforto, sendo ótimas opções de banquetas para cozinha e perfeitos para quem quer usar em mais de um lugar da casa!

Conforto

A regra é bem simples, quanto mais tempo você ficar nas banquetas, mais confortáveis elas devem ser. Se for usá-las durante as refeições, prefira as que possuem encosto e apoio para os pés, pois ajudam a manter a postura correta e a evitar dores no corpo.

As banquetas com estofados também são muito confortáveis, mas é preciso tomar cuidado com a limpeza. Em ambientes externos, é melhor comprar banquetas com estofados impermeáveis. Outra opção de conforto são as banquetas de girar. Elas dão um ar descolado em bares e espaços gourmets.

E aí, já sabe como comprar banquetas para a sua casa?