text.skipToContent text.skipToNavigation
Ambientes-coloridos-mobile.jpg

Ambientes coloridos: como combinar cores no quarto, sala, cozinha e escritório

Segundo algumas teorias, as cores exercem influência sobre nós, pois trabalham com o nosso cérebro fazendo com que sejam associadas a determinadas emoções e isso causa impacto direto sobre nosso comportamento e as relações em família. Estudos realizados indicam que as cores de cada ambiente da casa influenciam na disposição, sono, produtividade e até em nosso humor.

Ambientes coloridos

O amarelo é uma cor que traz felicidade. Simboliza o luxo, a alegria, o poder do sol e fica muito bem em salas de estar e jantar, pois esses ambientes pedem cores claras e vibrantes.

Detalhes em amarelo ouro, como uma das paredes pintadas nessa cor, uma poltrona ou mesmo as alegres cadeiras da sala de jantar, levantam o astral de qualquer ambiente que você quer encher de descontração e alegria. Amarelo combina com vermelho, roxo, verdes e alaranjados. Podemos também fazer a combinação de preto + branco + amarelo, que fica muito bem na composição.

O quarto

Cores que sejam tranquilizantes e induzam ao sono. Essas são as mais indicadas para usar nos quartos da casa. O azul é uma cor tranquilizante e se associa com a parte mais intelectual da mente. O azul claro e o celeste nos dão a sensação de proteção contra o estresse do dia a dia. Também é aconselhável contra a insônia. Mas procure não usar em demasia, pois o azul escuro pode deixar o ambiente um pouco triste. Os tons claros combinam com espaços maiores como paredes, cortinas e tapetes. Já o azul escuro fica melhor para estampar detalhes como um móvel, uma luminária ou a cabeceira da cama.

A cozinha

Há quem sonhe com uma cozinha totalmente branca, mas com a onda vintage que invade os dias atuais, cozinhas vermelhas, estão em alta. Seja nos móveis, seja nos eletrodomésticos, o vermelho é tendência para a decoração de copas e cozinhas. Marcas famosas de geladeira, inclusive, lançaram modelos (e cores) antigos, porém com toda a tecnologia disponível. Verde água, amarelo e azul celeste também estão fortemente cotados para compor a paleta de cores da cozinha.

Escritório

Aposte em um tom bem forte de verde escuro, desses que têm efeito tipo lousa. Ideal para instigar a comunicação e a criatividade. Essa cor está relacionada à força e ousadia, muito bom para criar um ponto de foco no escritório, além de ser uma ideia bem diferente e original, pois você pode pintar uma parede nessa cor e aproveitar para usá-la como mural.

Faça anotações de recados ou de compromissos. Fica original e criativo. Nas outras paredes, procure usar um tom claro como areia, nos móveis busque cores claras e vibrantes para contrastar com o verde escuro e equilibrar o ambiente.