text.skipToContent text.skipToNavigation
Veja-como-tirar-bolinhas-das-roupas---mobile.jpg

Veja como tirar bolinhas das roupas

Há quem pense que lavar roupas em máquinas aumenta as chances de criar bolinhas nas peças. Ou que o aparecimento dessas indesejáveis pelotinhas de fios esteja relacionado com a qualidade do tecido. Ainda que isso seja em parte verdadeiro, o fato é que as tais bolinhas vão surgir mesmo que você compre roupas em lojas caras e só lave as peças à mão. Então, como tirar bolinhas das roupas?

Saiba como tirar bolinhas das roupas

Existem alguns truques simples e fáceis de aplicar. Escolha o que melhor se aplica à sua roupa:

Papa-bolinhas: é um aparelho pequeno, movido a pilhas, que tem evoluído para um design moderno e ergonômico. É, sem dúvida, o método mais rápido e prático de tirar bolinhas das roupas. Basta retirar a tampa plástica que protege o aparelho, que funciona como um aspirador, e passar sobre a peça. Se as bolinhas forem resistentes, coloque um pouco mais de pressão e faça movimentos circulares. Mesmo assim, não há qualquer risco de danificar sua roupa. E o resultado você vê na hora! Os pelinhos e as bolinhas vão todos parar em um pequeno recipiente acoplado no aparelho.

Lâmina de barbear: você pode usar a velha navalha ou as lâminas modernas, descartáveis. Qualquer que seja sua escolha, o cuidado deve ser total para evitar acidentes e cortes. Estique a peça de roupa sobre uma base plana e firme. Agora passe a lâmina vagarosamente e sem muita pressão para não danificar o tecido. Se necessário, mude o sentido algumas vezes para que a limpeza seja mais eficiente. Tenha muito cuidado com as costuras para não romper pontos.

Esponja áspera ou lixa fina: da mesma forma, coloque a peça em um lugar plano e firme. Passe o lado mais áspero de uma esponja de cozinha nova ou uma lixa fina (a mesma usada em acabamentos de madeira) sempre em um mesmo sentido, como se estivesse penteando sua roupa. No caso da lixa, haja com cuidado para não soltar nenhum fio.

Rolinhos manuais: existem práticos rolinhos manuais que têm superfícies adesivas muito fáceis de se usar também. Basta passar sobre a roupa e os pelos e bolinhas vão agarrando a fita, pronto! Dependendo da quantidade e da saliência das bolinhas, você pode precisar de mais de um refil do produto que, normalmente, é vendido em separado.

Escova macia: se o tecido da sua roupa for delicado, evite usar lâmina, esponja, lixa ou fitas adesivas. Nesse caso, opte por uma escova de cabelo macia e passe delicadamente sobre a peça. O processo é demorado, mas tão seguro e eficiente quanto o papa-bolinhas.


Agora você já sabe como tirar bolinhas das roupas. Saia sempre impecável.