text.skipToContent text.skipToNavigation
Truques-para-limpar-colchão-mobile.jpg

Truques para limpar colchão

Você sabia que a qualidade do sono também está ligada diretamente ao seu colchão? Além de manter o quarto sempre limpo e bem arejado, com pouco ruído e boa climatização, a higienização e conservação do seu colchão são indispensáveis, pois além de prolongar a vida útil dele, afasta de sua família alergias respiratórias ligadas à proliferação de ácaros e poeira. Portanto, nunca se esqueça do colchão na hora da faxina. Com alguns truques infalíveis para limpar colchão é simples manter não só o produto em excelentes condições, mas, também, melhorar a sua noite de sono.

O sol como aliado

O sol é um aliado e tanto na hora da faxina, pois mata os ácaros e elimina a poeira.

Em dias ensolarados, abra a janela do quarto e mantenha seu colchão por 30 minutos exposto à luz indireta. Faça isso de 2 em 2 meses.  

Utilize protetor para colchão

O protetor de colchão, também conhecido como capa, é um excelente recurso que pode facilitar sua vida na hora da higienização do colchão. Além de proteger de manchas como xixi e bebidas como vinho, água, refrigerante e café, ela evita a absorção do suor corporal, bom para que a umidade não danifique o revestimento.  

Ainda é possível lavar sem dificuldades, pois seca rápido.

No mercado, existem vários modelos. Para escolher, basta apenas saber a medida do seu colchão (infantil, juvenil, solteiro, casal, queen ou king size).

Colchão precisa “respirar”

Muitos colocam papelão, madeira ou outros materiais para evitar o contato com o estrado (em caso de camas mais antigas). Outra prática muito comum é deixar o plástico envolvendo o colchão, com o intuito de conservar e proteger por mais tempo. Porém, esse tipo de prática não permite que o colchão “respire”, acarretando no processo de umidade, principalmente em ambientes úmidos.  

Aspirador de pó

Após colocar lençóis, fronhas e colchas para lavar, não esqueça também de passar aspirador de pó em todo o colchão, sem esquecer as laterais e frestas. Capriche no serviço.

Mude o lado do seu colchão

Mudar o lado do colchão evita o desgaste das molas e espuma. Esse tipo de rodízio pode ser feito de 3 em 3 meses. Vire-o ao contrário e mude a cabeceira para os pés.  

Eliminando manchas

Se você ainda não tem protetor de colchão e, por acidente, algo aconteceu (como xixi ou bebida sobre o colchão), não entre em pânico. É muito simples eliminar as manchas.  

No caso da urina, retire a umidade com a ajuda de um papel toalha ou pano para que absorva o excesso. Em seguida, faça uma pastinha com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 20 ml de água e, com a ajuda de uma esponja, aplique diretamente sobre a mancha. Espere 30 minutos e depois esfregue. Retire o excesso com papel toalha e coloque o colchão para secar na luz indireta. Essa receitinha elimina não só a mancha, como também elimina o cheiro forte da urina.  

Outro truque é fazer uma mistura de 50 ml de água com 50 ml de vinagre branco. Com a ajuda de uma esponja limpinha e umedecida, passe nas manchas do colchão. Depois, coloque-o próximo à janela ou em uma área com luz solar. Espere a secagem natural.

Com essas dicas, é possível conservar e manter seu colchão mais limpo por muito mais tempo.