text.skipToContent text.skipToNavigation
truques-para-deixar-banheiro-cheiroso---mobile.jpg

Truques de como deixar o banheiro cheiroso

O banheiro é a parte da casa mais difícil de se manter limpa, organizada e cheirosa. Isso porque além de conter muitas bactérias, está constantemente molhado e às vezes tem um cheiro mais forte. Mas tem sim como deixar o banheiro cheiroso e arrumado, igual aos que aparecem nas revistas de decoração de casa. Saiba como.

Antes de tudo, fazer uma limpeza

Ambiente cheiroso é ambiente limpo. Ou seja, é imprescindível começar com uma limpeza no banheiro, pois de nada adianta usar produtos que perfumam o cômodo se ele não estiver limpo. Feita a faxina, o toque de aroma pode ser dado por produtos como desinfetante ou spray de odores artificiais.  

Como deixar o banheiro cheiroso por partes

Esse cômodo é um pouco diferente do restante da casa, pois reúne áreas com diferentes funções e usos. Um banheiro simples contém a área do box, a parte onde fica o vaso sanitário e espaço da pia. Cada uma dessas partes precisa de um cuidado diferente na hora da limpeza.

Limpando o box

Essa área onde fica o chuveiro está quase sempre molhada, favorecendo o surgimento de mofo, fungos e até lodo dependendo da frequência com que é limpa. Além disso, o ralo do box costuma acumular fios de cabelo que caem durante o banho.

Para manter esse espaço organizado, é preciso retirar o ralo e limpá-lo; recolher todos os produtos (sabonete, shampoo, cremes, etc) e lavar a cantoneira ou outro objeto destinado a eles; lavar a cortina ou o box e os azulejos. Não se pode esquecer do tapete que geralmente fica dentro do box. Tudo isso pode ser lavado com uma escovinha e uma solução de água (1 balde), água sanitária (½ copo) e sabão em pó (½ copo) preparada antes de iniciar a limpeza. Para cada litro de água, acrescentar 1 xícara de água sanitária e ½ xícara de sabão em pó.

Pia: cuidado com bactérias

O armário do banheiro geralmente vem acoplado à pia. Nela, como corre água com frequência, podem surgir os mesmos problemas que no box, como fungos, lodo e bactérias. Portanto, retirar o ralo e fazer uma limpeza na pia, além de lavá-la sempre com a solução mencionada acima, faz toda a diferença.

Armários: cuidado na hora de guardar objetos por lá

No armário, onde ficam guardados papel higiênico, toalhas, creme dental e outros produtos de higiene pessoal e do banheiro, os cuidados são diferentes. Para essa parte, é preciso usar um pano seco para retirar toda poeira com regularidade. Atenção também à possibilidade de pequenas infiltrações que, mesmo não perceptíveis, podem contribuir para o aparecimento de umidade.

Vaso sanitário

Essa parte do banheiro é a mais difícil e mais importante de se manter limpa. Aqui é essencial o uso de uma escova sanitária, um utensílio próprio para a limpeza do vaso sanitário. Essa escova só deve ser usada dentro do vaso e, após o uso, lavada com água corrente e água sanitária. A parte externa do vaso deve ser limpa com um pano umedecido com a solução de água, água sanitária e sabão em pó.

Concluída a faxina, perfumado o ambiente, é hora de trocar toalhas e pano de chão. Pronto, agora você já sabe como deixar o banheiro cheiroso.