text.skipToContent text.skipToNavigation
m_ferro_01.jpg

O melhor ferro de passar para a sua necessidade

Um bom ferro de passar é essencial para que você fique com as roupas bem lisinhas e macias. Além disso, guardar as roupas passadas mantém seu guarda-roupa mais arrumado e ainda facilita na hora de procurar alguma peça específica. Mas como escolher o melhor ferro de passar? Veja algumas dicas!

 

Quantidade de vapor

 

A quantidade de vapor de um ferro está diretamente ligada à potência que ele tem. Quanto maior for a potência, mais vapor ele vai soltar nas roupas na hora de passar. O vapor é indicado para facilitar a retirada de vincos e marcas mais profundas e também para tecidos mais grossos, como jeans, por exemplo.

 

Tipos de ferro

 

Existem muitos modelos de ferro de passar. Entre todos eles, é legal escolher um que tenha um termostato de controle de temperatura e ficar de olho no selo de energia, para saber o quanto ele consome.

 

O peso informado nas especificações técnicas também não pode ser ignorado, ainda mais se você tem uma grande quantidade de roupas para passar. Confira alguns tipos de ferro!

 

Ferro a seco

 

É o ferro mais tradicional de todos. Ele esquenta porque tem um conversor que transforma energia elétrica em energia térmica, regulada por um termostato para manter a temperatura constante. Esse modelo é o mais econômico, pois gasta menos energia.

 

Ferro a vapor

 

Um ferro de passar roupas a vapor usa água em um reservatório dentro dele. A água sai em forma de vapor e facilita o processo da retirada de vincos e marcas mais profundas, além de ajudar a preservar suas roupas. Quanto maior o reservatório, menos viagens você vai ter que fazer para repor essa água.

 

Ferro de viagem

 

Um modelo portátil e mais leve é indicado para quem viaja bastante e precisa ter as roupas sempre lisinhas. Esse modelo não é indicado para o uso do dia a dia, pois sua potência não é tão grande para que ele passe grandes quantidades de roupas.

 

Ferro sem fio

 

Com o mesmo funcionamento dos ferros normais, o ferro sem fio é carregado na tomada antes de seu uso. Geralmente uma luz indica quando ele estiver pronto para o uso.

 

Base do ferro

 

Na hora de escolher o melhor ferro de passar roupas, é importante também ver como é a base dele. Veja as mais comuns.

 

Base antiaderente

 

Em geral, a mais indicada para todos os tipos de tecido é a base antiaderente, pois ela não deixa a roupa grudar com o calor. Ela se assemelha ao teflon que existe nas panelas. Esse modelo de base também é bem mais fácil de limpar!

 

Base Durilium

 

Essa é a base mais indicada se você precisa passar muitas roupas com tecido sintético. Tudo porque, com um revestimento de cobertura dupla, ela não deixa brilho nessas peças, tem um bom deslizamento e também não gruda na roupa. É uma base fácil de limpar e serve para outros tecidos, sem problemas.

 

 

Base de cerâmica

 

A vantagem da base de cerâmica é que ela distribui o calor uniformemente pela roupa. Além disso, a base de cerâmica não risca, não gruda e tem maior durabilidade.

 

Base de alumínio

Encontrada nos ferros a seco, essa base não tem um revestimento que seja antiaderente. Então, evite altas temperaturas que podem grudar ou queimar a roupa. Para esse modelo, é recomendável o uso de um bom borrifador.

 

Base dynaglide

 

Essa base também é revestida por um material antiaderente, porém mais resistente que as mais comuns. Por isso, ela faz com que o ferro deslize sobre os tecidos de uma forma bem suave. É indicada para todos os tipos de roupas, até porque deixa o ferro mais leve.