text.skipToContent text.skipToNavigation
Como-tirar-marca-de-ferro-da-roupa---mobile.jpg

Como tirar marca de ferro da roupa

Quem já passou pela desagradável experiência de estar passando roupa e, de repente, dar de cara com uma marca na peça? É uma situação que causa desespero, especialmente se a roupa estiver em excelentes condições de uso. Mas não dê a causa como perdida. Confira as dicas que preparamos sobre como tirar marca de ferro da roupa e coloque esses truques em ação. Com certeza, você conseguirá recuperar as roupas marcadas e devolver todas elas para o armário.

Como tirar marca de ferro da roupa

Para remover as marcas feitas pelo ferro quente na peça de roupa de qualquer cor, experimente molhar um algodão em água oxigenada e esfregue sobre a marca. Aguarde alguns minutos para o resultado aparecer. Mas, atenção: essa dica não funciona se a marca tiver sido feita em tecidos de fibra artificial, como o poliéster, ou se o ferro tiver derretido a peça de roupa.

Você também pode experimentar uma solução de vinagre e sal. Aqueça o vinagre misturado com bastante sal sobre a mancha. Deixe agir por alguns instantes e lave normalmente a peça. Ou, se preferir, você pode expor a peça manchada ao vapor d'água e borrifar uma solução de limão e sal sobre a marca e esfregar o local.

Marcas brilhosas em roupas escuras

As marcas brilhosas deixadas pelo ferro de passar em roupas escuras são bastante comuns. Para se livrar desse problema, experimente lavar a roupa escura com café.

O processo é o seguinte: lave as roupas normalmente com água e sabão, depois faça um café bem forte e coado e dilua um bule em um balde d’água. Insira a roupa do balde por alguns segundos, enxague a peça em água corrente e, depois, deixe secar normalmente. Para que não aconteça mais esse problema, passe as roupas escuras do lado avesso ou utilize uma folha de jornal entre a peça e o ferro de passar.

Agora que você já aprendeu algumas dicas de como tirar marca de ferro da roupa, os imprevistos não vão mais assustar. E, lembre-se: utilize a temperatura adequada do ferro de passar para cada tipo de tecido para evitar marcas.