text.skipToContent text.skipToNavigation
Truques-domésticos-como-lavar-banheiro---mobile.jpg

Truques domésticos: como lavar banheiro

Como é no banheiro que a gente cuida da nossa higiene, o ambiente precisa estar sempre limpo e arejado. Além disso, não deixa de ser um cartão de visitas de sua casa, demonstrando o cuidado que você tem com a sua família e amigos.  Por isso, preparamos algumas dicas de  como lavar banheiro da maneira certa e faça desse o cômodo mais limpo da casa.

Como lavar banheiro

A limpeza deve ser diária e a faxina quinzenal. Para a limpeza diária, você pode começar retirando o saco de lixo do cesto e limpar a pia, bancada e cuba com detergente instantâneo. O vaso sanitário pode ser limpo começando pela aplicação de água sanitária ou cloro dentro dele. Deixe agir por 5 minutos, esfregue com a escova sanitária todo o interior do vaso e dê descarga. Depois, aplique sabão cremoso ou detergente, esfregue novamente e dê descarga de novo.

Passe uma vassoura no piso e, depois, um pano úmido. Aproveite e troque o tapete se estiver muito molhado e há muito tempo no banheiro. Lave o piso do box com vassoura e detergente, retirando cabelos e gordura.

Limpe o box com água e sabão ou limpa-vidros. Retire os cabelos que ficam presos nos ralos da pia e do box, limpe os espelhos com pano úmido, pano seco e faça o polimento com papel-toalha. Troque a toalha de rosto sempre que for necessário. Se preferir, troque dia sim, dia não.

Faxina quinzenal

Faça como uma limpeza diária, porém jogue água e detergente ou saponáceo cremoso no chão e esfregue bastante. Puxe com rodo em direção ao ralo e seque com um pano. Lave todo o vaso sanitário (por dentro e por fora) e seque. Agora, com um borrifador, espalhe desinfetante nele todo e deixe agir por 5 minutos. Depois é só secar.

Não jogue água em espelhos e bancadas, pois pode escorrer para os armários e estragar os móveis do banheiro. Lave e seque torneiras e metais. Sabia que se você passar lustra-móveis nas torneiras e metais, uma vez por semana, cria uma película invisível de proteção? É incrível! Ah, e uma dica importante: quando estiver fazendo a limpeza, deixe a janela do banheiro aberta, principalmente ao usar cloro ou água sanitária.

Retire o lixo e aproveite para lavar e secar a lixeira. Um dica: borrife óleo de eucalipto dentro da lixeira, isso evita cheiros mais fortes. Limpe os ralos no dia da faxina fazendo a remoção da tampa. Retire os cabelos e lave com detergente as partes interna e externa do ralo e da tampa.

O lustra-móveis cria uma película e evita que a sujeira grude nos azulejos e no box do banheiro também. Por isso, depois de tudo limpo e seco, passe lustra-móveis em tudo.

Agora que você já sabe como lavar banheiro e o que se fazer na limpeza diária e na faxina quinzenal, pegue a escova sanitária e bom trabalho!