text.skipToContent text.skipToNavigation
Dicas-para-lavar-roupa-mais-rápido-e-melhor_MOBILE.jpg

Dicas para lavar roupa mais rápido e melhor

Cuidar da casa e das nossas coisas é muito gostoso. Investimos bastante tempo nisso para termos qualidade de vida e um espaço agradável para nos sentirmos bem. Por isso, todo o nosso esforço merece resultados que nos deem a sensação de dever cumprido! É a hora de conhecer dicas para lavar roupa.

É muito bom quando, mesmo depois de muitas lavagens, aquela roupa que a gente adora e aquele lençol lindo continuam com aspecto de novos. A durabilidade das roupas de vestir, roupas de cama e toalhas está diretamente ligada aos cuidados que temos com elas. É importante ter atenção à maneira de lavar cada peça, para que possamos preservá-las, deixando-as bonitas por mais tempo.

Para tornar a sua tarefa mais fácil, preparamos algumas dicas especiais de lavagem e manutenção das suas roupas.

Lave roupas claras e escuras separadamente

À medida que for usando as roupas e as colocando no cesto, aproveite para já separá-las em claras e escuras. Assim, o seu trabalho no momento da lavagem ficará mais fácil e seguro, pois você deverá lavar essas roupas separadamente. Uma dica é usar cestos diferentes para cada tonalidade.

Caso tenha dúvidas se uma roupa pode soltar tinta e manchar, não a misture com outras peças na máquina de lavar. Faça um teste: coloque-a num balde com água antes e observe. Se isso acontecer, o melhor é lavar essa roupa sozinha, ao menos nas primeiras vezes. Pode ser que, depois de algumas lavagens, ela deixe de eliminar tinta.

Atenção ao sabão e ao amaciante

É importante se atentar para a escolha do sabão mais adequado. Se decidir lavar as roupas claras primeiro, utilize sabão próprio para roupas claras; se decidir começar pelas escuras, opte por um produto para roupas escuras. Enquanto o primeiro evitará que as roupas fiquem amareladas e as ajudará a se manterem claras por mais tempo, o segundo poderá tirar manchas brancas, mantendo o tom natural das roupas.

 

Fique de olho também às quantidades necessárias de sabão e de amaciante. Geralmente, com a ajuda da tampinha do produto você consegue controlar essas quantidades e evitar o desperdício. Caso tenha adquirido sabão e amaciante concentrados, o cuidado deve ser redobrado, pois eles são muito eficientes mesmo em pequenas quantidades. Leia sempre as instruções nas embalagens dos produtos.

Utilize os programas certos de lavagem para cada tipo de roupa

As máquinas de lavar roupas têm programas diferentes para cada tipo de lavagem. Os programas para roupas delicadas são especialmente pensados para que as peças não danifiquem, então você deve selecioná-los sempre que for lavar aquela roupa que tem um tecido mais fino, bordados, detalhes desfiados, babados ou renda. Nesse momento você pode fazer uso também daqueles práticos saquinhos, nos quais você coloca roupas íntimas ou mais delicadas para que tenham uma proteção a mais.



Outro programa muito útil é o de lavagem longa, para o uniforme do futebol do pessoal! Isso sem falar na roupa da trilha do fim de semana, certo? Ele ajuda a retirar as sujeiras mais pesadas. No extremo oposto, outra dica: sabia que os programas de lavagem rápida são ideais para roupas que você usa no escritório e, por isso, sujam menos? Além disso, esse tipo de programa ajuda a economizar água, também!

 

A quantidade de roupas e a necessidade ou não de deixá-las de molho também pode influenciar na escolha do programa e no resultado final da lavagem. Saber selecionar o melhor programa dentre os diversos de sua máquina evita também o desperdício de água e energia, além de agilizar o processo de acordo com a sua necessidade.

Leia as informações nas etiquetas das roupas

É importante ler com bastante cuidado as etiquetas das roupas. A gente esquece de olhar, mas a verdade é que as etiquetas podem ser grandes aliadas na hora de manter as roupas em perfeito estado, pois nos informam se é indicado lavá-las com água ou somente a seco, se podem ir à máquina, ter contato com uma temperatura mais elevada, ser passadas a ferro, ser torcidas, entre outros cuidados.