text.skipToContent text.skipToNavigation
Como-passar-camisa-social-e-outras-dicas_MOBILE.jpg

Como passar camisa social e outras dicas

Não tem muito jeito de fugir da tarefa de passar roupas. Você pode comprar roupas mais práticas e que não necessitem desse cuidado, mas uma peça ou outra, pelo menos, é preciso passar. Vai ter que aprender como passar uma camisa social, por exemplo.

Para facilitar as coisas para você, comece a se preparar na hora de lavar a roupa. Primeiro: coloque a quantidade indicada de roupas na máquina. Quanto mais roupas houver, mais torcidas elas ficam. Na hora de estender, dê uma boa sacudida na roupa e, se der, ponha as camisas para secar em cabides, pois assim elas vão ficar menos amassadas.

E sabe aquela preguiça de recolher roupa? Deixe-a de lado! Quanto mais tempo uma roupa fica seca no varal, mais difícil fica na hora de passar. Se for possível, passe a roupa ligeiramente úmida (não quer dizer molhada). Além de ser mais fácil, economiza energia, pois a roupa será passada mais rapidamente.

Como o ferro de passar usa muita eletricidade e é manuseado bem quente, é importante se atentar à segurança. Não divida a tomada do ferro de passar com outros equipamentos. Isso pode gerar choques, desperdício de energia e até risco de pequenos incêndios. Além disso, se, ao ligar o ferro, você perceber queda na luz, chame um eletricista. E sempre mantenha atenção às criancas, que devem ficar longe do ferro.

Como passar camisa social

Passar camisa social não é esse bicho de sete cabeças. Com algumas dicas simples, fica mais simples encarar essa. Veja:

1 - Comece pela gola, isso é fundamental;

2 - Próximo passo, os ombros;

3 - Em seguida, passe as mangas. Hora de tirar os vincos se não quiser;

4 - Depois, a frente, apenas um dos lados. Vire a parte de trás do mesmo lado e passe também;

5 - Por último, o lado que faltava, tanto a parte da frente, quanto a de trás.


Tem ainda alguns acessórios para ajudar você nessa tarefa:

  • Ferro - Isso é óbvio! Mas algumas dicas são válidas. Ferro a vapor facilita passar os vincos e eliminar as rugas. Alguns ferros já possuem pranchas de titânio e teflon, o que deixa suas roupas bem passadas e limpas.
  • Tábua -  Escolha uma produzida com matérias-primas duráveis e de alta qualidade. Ela facilita a sua vida, pois possui alguns encaixes, tornando o trabalho mais fácil e menos complicado. Algumas já possuem compartimentos que servem para guardar os acessórios usados nessa tarefa.
  • Borrifador - Se você nunca passa a roupa na hora que recolhe, utilize um borrifador com água e um pouco de amaciante. Basta dar uma “borrifadinha” nas roupas e passar.
  • Tábua de passar mangas - Muito fácil de manusear, funcional e resistente, facilita a vida de quem deseja roupas impecáveis.
  • Capa para tábua de passar - Protege a tábua de passar. Escolha uma com enchimento de espuma atérmica.
  • Descanso de silicone - Resistente ao calor, projetado especificamente para colocar o ferro quente.
  • Dobra fácil - É um molde que facilita a dobra das roupas, principalmente de camisas. Em segundos elas são dobradas de forma perfeita!

Capa para ferro de passar - Ideal para proteger o seu ferro. Escolha uma com tecnologia antiaderente e furos para passagem de vapor. Algumas possuem alça elástica com velcro, tornando a peça adaptável a diversos modelos.