text.skipToContent text.skipToNavigation
ComoLimparPisoEncardido-mobile.jpg

Como limpar piso encardido

Na hora de saber como limpar piso encardido, a primeira coisa a fazer é saber qual o tipo de piso que você tem em sua casa ou apartamento. Pode ser cerâmica, porcelanato, tábua corrida, tacos de madeira, laminados ou qualquer outro tipo. Veja agora dicas de como limpar piso encardido e facilite a faxina.

Como limpar piso encardido em cerâmica ou porcelanato

Não é indicado jogar muita água diretamente no piso de cerâmica ou porcelanato, pois, se ele não foi bem assentado e rejuntado, a água pode se infiltrar pelo rejunte e facilitar o descolamento do piso.

Para limpar a cerâmica, basta misturar água, sabão em pó e água sanitária (ou cloro). Jogue a mistura aos poucos no piso e esfregue o chão com uma vassoura ou esfregão que o encardido vai embora. Feito isso, não se esqueça de passar um pano úmido e depois outro pano seco para o chão não ficar escorregadio.

Outra receita bem famosa é criar um mousse (ou seja, uma pastinha) com o pó clareador de louças e bicarbonato. A mistura se obtém com partes iguais desses 2 produtos (de acordo com a sua necessidade) e um pouco d’água. A quantidade de água vai variar conforme a quantidade de pasta que você quer ter. O segredo aqui é ficar de olho na consistência da mistura.

Você vai espalhar essa pastinha entre o rejunte e o piso e esperar 10 minutos. Depois, esfregue o piso ou azulejo com vassoura de pelo. Não há muito segredo e é fácil de fazer.

Limpando pisos de madeira

Os pisos de madeira dificilmente encardem, mas, se for o caso, limpe com uma mistura de água e sabão neutro sem jamais jogar essa mistura sobre o piso. Passe um pano úmido com a mistura até saírem as manchas. Existem produtos específicos para limpar pisos de madeira que, depois de passados com um pano, é só esperar secar e finalizar a limpeza com a enceradeira, que vai deixar o piso de madeira (taco ou tábua corrida) brilhando como um espelho.

Em alguns casos, o encardido do piso de madeira tem a ver com o envelhecimento da película aplicada a ele, o famoso sinteco. Normalmente, ao ser aplicado, cada empresa dá um determinado tipo de garantia que pode variar de 1 a 10 anos. Caso esse período já tenha passado, o ideal é refazer a proteção.

Pisos laminados

Pisos laminados são um tipo de “adesivo” de lâminas que podem ser de madeira ou aglomerado. Dica: quanto mais grossa é a lâmina, mais resistente é o piso. É importante nunca jogar água sobre esse piso quando for limpá-lo, pois pode gerar infiltrações e ondulações no piso. Vale lembrar que existem produtos específicos para a remoção de manchas sem a necessidade de lavá-lo, como as ceras próprias para pisos laminados, disponíveis nas seções de limpeza.

Como nos outros pisos, você deve passar um pano seco para finalizar a limpeza e jamais deixar secar ao natural.

A sua faxina vai ser bem mais fácil agora que você sabe como limpar piso encardido.