text.skipToContent text.skipToNavigation
Todos-os-segredos-sobre-como-fazer-arroz-no-micro-ondas-mobile.jpg

Todos os segredos sobre como fazer arroz no micro-ondas

O micro-ondas é muito prático para cozinhar de forma rápida e saborosa, basta saber utilizá-lo. Hoje em dia, a maioria das pessoas tem micro-ondas em casa, mas são poucas as que realmente o utilizam para preparar uma refeição. Muita gente apenas esquenta a comida já pronta, descongela carne ou faz uma pipoca. Um ótimo primeiro passo para cozinhar no micro-ondas é o arroz. Veja como fazer arroz no micro-ondas é muito simples e aprenda também os segredos que vão garantir o sucesso do seu prato.

Como fazer arroz no micro-ondas

Para cada xícara de arroz você irá misturar 2 xícaras de água, juntamente com os temperos (como alho e cebola picadinhos, caldo de legumes ou galinha, azeite) e o sal a gosto, colocando tudo em um recipiente de vidro ou próprio para micro-ondas. Mexa bem. Cubra o recipiente com uma tampa própria para micro-ondas.

Ligue o aparelho na função "arroz" ou então na potência máxima e vá acompanhando a água secar e o arroz cozinhar. Geralmente isso acontece em 20 minutos. Esse acompanhamento vale apenas para a primeira vez que você fizer o arroz, a fim de ter certeza do funcionamento do seu micro-ondas. Quando o arroz estiver cozido e não estiver mais com água, desligue e deixe-o descansar por pelo menos 5 minutos antes de servir.

Segredos para seu arroz de micro-ondas

Lavar o arroz e deixar de molho é opcional, mas ajuda no processo de cozimento, além de acrescentar ainda mais sabor e maciez.

É importante que você misture muito bem todos os ingredientes, garantindo que os temperos e o sal entrem em contato com os grãos do arroz, o que o deixará com mais sabor.

Respeite o tempo de descanso de pelo menos 5 minutos depois que o arroz estiver pronto, sem abrir o micro-ondas, antes de servi-lo. Isto fará com que o vapor interno complete o cozimento, garantindo um arroz mais macio e soltinho.

Você pode testar proporções diferentes de arroz e água, tudo depende de como você prefere o arroz: mais sequinho ou mais molhado. O mesmo vale para o tempo de cozimento e potência utilizados.

O recipiente deverá ser grande o suficiente para comportar o arroz depois que a água ferver e ele começar a crescer. Há alguns recipientes feitos especificamente para cozinhar arroz no micro-ondas.

Para arroz integral, experimente a proporção de 3 xícaras de água fervendo para cada xícara de arroz e cozinhe por 25 minutos.

Na hora de esquentar o arroz já pronto, cubra-o com uma toalha de papel umedecida e evite que ele perca o sabor.

Siga esses segredinhos para saber como fazer arroz no micro-ondas e garanta o sucesso do seu prato.