text.skipToContent text.skipToNavigation
m_MICROondas_01.jpg

Como escolher o melhor micro-ondas?

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais práticos da cozinha. Uma alternativa ao fogão tradicional, ele é perfeito nos dias de correria para descongelar pratos prontos ou esquentar aquela comidinha que sobrou do almoço, não é mesmo?

Para quem não sabe, ele também tem muitas vantagens na hora de cozinhar. São práticos, sujam menos louça e os alimentos são cozidos até 4 vezes mais rápido que em um forno tradicional. Então, se você está de olho em um desses quesitos, veja algumas dicas para escolher o melhor micro-ondas para sua casa.

Capacidade

Para acertar na capacidade, você deve levar em conta duas coisas: o número de pessoas e a rotina da casa.

Os modelos com capacidade de até 21 litros são indicados para casais e solteiros que costumam usar o aparelho para esquentar e descongelar pratos. Já o micro-ondas de 30 litros é ideal para famílias de 3 a 4 pessoas.

Famílias grandes ou que usam o micro-ondas para cozinhar de tudo podem optar pelos modelos maiores.

É preciso prestar atenção ao tamanho do ambiente também. Em cozinhas e escritórios pequenos, o melhor micro-ondas é o de embutir. Outra solução são os modelos que dispensam o uso dos pratos giratórios. Com eles, é possível fazer mais de uma receita ao mesmo tempo sem se preocupar com o tamanho dos recipientes.

Práticos, gourmets ou saudáveis

Se você busca praticidade, o melhor micro-ondas é o que vem com menus ou receitas pré-programadas, assim você não tem que se preocupar em acertar a potência e o tempo. Dá para fazer de tudo: arroz, bolo, peixe e até receitas mais elaboradas presentes nos “menus gourmets”.

Outro diferencial são as funções grill e crisp. A primeira serve para gratinar os pratos, formando aquela camada crocante e douradinha de impressionar qualquer convidado. Já a segunda deixa os alimentos mais crocantes.

E dá para ser mais saudável também. Alguns modelos vêm com panela ou função para cozinhar a vapor. Além de mais saudável, esse tipo de cozimento é o mais indicado para legumes, verduras e frutos do mar, pois preserva os nutrientes dos alimentos sem alterar a textura e o sabor.

Limpeza

É importante manter seu aparelho sempre limpinho para evitar cheiros ruins e para que assim ele dure mais tempo.

Em relação à limpeza, o melhor micro-ondas possui acabamento interno antiaderente, é o mais prático na hora da limpeza e impede que gorduras, molhos e comidas fiquem grudados nas paredes. Portas sem puxadores também são mais fáceis de limpar. Há, ainda, os que vêm com a função “tira odor”.

Para finalizar, aqui vai uma dica: quando cozinhar pratos mais gordurosos, lembre-se de limpar o forno antes de ligar a função grill ou crisp. Isso evita sujeira!

E aí, já sabe qual o melhor micro-ondas para sua casa?