text.skipToContent text.skipToNavigation
m_maquina_01.jpg

Qual a melhor máquina de lavar para sua casa?

Nada melhor que uma máquina de lavar para se livrar daquela pilha de roupas, não é mesmo? Mas sabia que além de prática, ela também é muito mais econômica? Isso mesmo, ela gasta bem menos água do que se você tivesse que lavar todas as roupas à mão.

Para ter toda essa economia e praticidade em casa, é preciso analisar alguns pontos importantes, como capacidade e abertura da porta, e, assim, descobrir qual é a melhor máquina de lavar de acordo com o seu interesse e necessidade. Por isso, veja algumas dicas para você acertar na hora da compra:

Capacidade

A capacidade é um dos pontos mais importantes para se ter economia. Ela indica a quantidade de roupas que a máquina limpa por lavagem. Ao usar a máquina cheia, você economiza mais água e energia, por isso é preciso escolher a capacidade mais adequada para o tamanho e rotina da sua família.

A recomendação é: lavadoras com capacidade entre 7 e 9 kg são indicadas para casais ou famílias com apenas um filho. Já casas com quatros pessoas podem escolher modelos de 10 a 12 kg. Se a sua família for grande, os modelos de até 15 kg são os mais indicados, eles são ótimos e lavam até edredom.

Tipos: qual a melhor máquina de lavar?

Automáticas

Lavadoras automáticas são as que lavam e torcem as roupas. Há uma grande variedade de modelos e recursos no mercado, assim fica fácil encontrar a melhor máquina de lavar automática para sua casa.

A maioria delas já vem com diferentes tipos de programas que lavam as roupas de acordo com o tecido e nível de sujeira. Isso é ótimo, pois eles ajudam a conservar as peças e também a economizar água e energia. Os programas mais procurados são: roupas delicadas, pré-lavagem, ciclo tira manchas, entre outros.

Alguns modelos podem vir com recursos mais modernos e práticos, por exemplo: sensores inteligentes que calculam a quantidade de água, sabão e amaciante, dependendo do tanto de peças.

Front load ou top load?

O tipo de abertura da porta, frontal (front load) ou superior (top load), também faz diferença.

A máquina de lavar front load utiliza o método de lavagem por tombamento, que agride menos o tecido e ainda economiza em média 30% de água. Já a parte ruim é que, como a porta abre na frente, não é possível interromper a lavagem para colocar alguma peça esquecida. Se você gostou desse modelo, não se esqueça de considerar o tamanho da porta aberta na hora de tirar as medidas da lavanderia, tá?

A abertura superior, além de permitir que você interrompa a lavagem para acrescentar alguma peça, não é preciso abaixar na hora de colocar e tirar a roupa.

Lava e seca

A lava e seca faz o trabalho completo e em pouco tempo você tem suas roupas limpas e secas, prontinhas para passar. Se você tem uma rotina muito corrida ou pouco espaço para secar as roupas em casa, é a escolha perfeita.

A lava e seca tem outras vantagens que nem todo mundo conhece. A maioria dos modelos tem abertura frontal (front load) que, além de agredir menos a roupa, gasta bem menos água.

A desvantagem é que ela gasta mais energia, porém é uma opção bem mais econômica do que ter uma lavadora e uma secadora em casa.

Para finalizar, elas costumam possuir os recursos e tecnologias mais modernos que deixam as roupas mais limpas e bem conservadas.

Semiautomáticas e tanquinhos

São lavadoras de roupas mais simples que não centrifugam, ou seja, as roupas não saem torcidas. Por isso, se você não tiver um bom espaço de ventilação em casa, as roupas irão demorar a secar.

A principal vantagem dessas máquinas é que elas gastam menos água e energia. Também existem diferentes tamanhos, desde 5 até 10 kg de capacidade.

A maioria dos modelos já vem com a opção de reutilizar a água da lavagem, mas é bom ficar de olho.