text.skipToContent text.skipToNavigation
É-simples!-Veja-como-lavar-roupa_MOBILE.jpg

É simples! Veja como lavar roupa

Os afazeres domésticos são muitos e podemos levar algum tempo para aprender a executar bem todas as tarefas de um lar. Para quem não tem o costume de lavar roupas, essa atividade pode parecer complicada. Mas a verdade é que se estivermos atentos para alguns detalhes sobre como lavar roupa e contarmos com a ajuda de uma máquina de lavar, tudo fica muito simples.

Esse eletrodoméstico é essencial, seja para quem mora sozinho, seja para uma família numerosa. Há máquinas diferentes para necessidades variadas. As maiores permitem uma lavagem eficiente de muitas roupas ao mesmo tempo, edredons e cortinas, enquanto as menores são compactas e por isso indicadas para quem precisa lavar quantidades menores de peças de cada vez.

Algumas dicas podem também ser de grande ajuda na hora de cuidar das roupas. Se você ainda não conhece esses segredos, não precisa se preocupar, pois vamos contar tudo. Acompanhe as dicas que preparamos!

Aprenda a usar a sua máquina de lavar

Um ponto muito importante é o manual de instruções da máquina. Se tivermos um pouquinho de paciência para ler esse material, acabamos aprendendo muito. O manual ajuda a esclarecer sobre os modos de lavagem e outros recursos da máquina. Eletrodomésticos sempre vêm também com informações sobre a assistência técnica, caso você precise acioná-la. Portanto, guarde toda essa documentação com cuidado.

Nas máquinas de lavar roupas, há compartimentos especiais para o sabão e o amaciante. Não deixe de colocá-los em seus lugares certos, pois assim você evita o contato direto dos tecidos das roupas com esses produtos.

Para garantir a manutenção da máquina e das suas roupas, limpe a máquina ao menos uma vez por mês. A sujeira que sai das roupas se acumula e pode acabar passando para outras. Para limpar a máquina, retire os acessórios, como o compartimento em que é colocado o sabão e o filtro da máquina. Lave-os e depois coloque-os de volta. Você pode também ligar a máquina sem roupas dentro, e fazer uma lavagem dedicada a limpar exclusivamente o eletrodoméstico.

 

Aprenda a colocar roupas na máquina

 

Na hora de colocar a roupa na máquina, lembre-se de remover objetos e papéis dos bolsos das calças e camisas.

Respeite o limite do seu eletrodoméstico: vá colocando a roupa seca de uma forma suave, uma peça de cada vez e sem “socá-las; pode encher a máquina, mas as roupas, lençóis e toalhas devem ficar “fofinhos”.

Lave roupas de vestir, lençóis, toalhas e panos de prato separados, pois assim o processo de lavagem se torna mais higiênico e eficiente. Caso tenha uma família grande, você pode pedir que cada um vá separando sua roupa em cestos diferentes, divididos de acordo com as cores das roupas, à medida que forem usando as peças. Na hora de bater a roupa, será bem mais fácil.

Toda atenção aos programas e recursos extras do seu modelo

Tenha atenção especial aos modos de lavagem da sua máquina de lavar e escolha o mais adequado para a quantidade de roupas que irá bater de cada vez. Por exemplo, se não for lavar muitas peças, escolha um modo que utilize menos água – essa também é uma forma de colaborar com o meio ambiente. Vale a pena investir num modelo mais avançado de máquina de lavar. Os modelos mais modernos são fortes aliados na redução da conta de energia, pois apresentam uma tecnologia mais avançada e trabalham de forma inteligente.