text.skipToContent text.skipToNavigation
Como-lavar-roupa-economizando-tempo-e-dinheiro_mobile.jpg

Como lavar roupa economizando tempo e dinheiro

Lavar roupa pode ser uma rotina sacrificante tanto para o seu dia a dia quanto nas contas de casa. Mas, com algumas dicas e atenção a alguns detalhes, seu tempo e seu dinheiro podem render mais. Dê uma olhada abaixo e mude agora mesmo seus hábitos.

Crie um calendário

Ao estabelecer o “dia de lavar a roupa”, você consegue organizar e acumular as roupas  para serem colocadas na máquina de lavar. Assim, não faltam peças no seu guarda-roupa e você otimiza o uso da sua máquina de lavar, com levas maiores de roupas a serem lavadas de uma vez só.

Invista em uma máquina moderna para lavar roupa

Você sabia que tem modelos que já foram pensados para economizar água? Esses modelos oferecem algumas possibilidades de ajustes nas funções, como usar água fria e moderar a quantidade de água por ciclo de lavagem. Claro que funcionalidades diferenciadas podem ajudar na hora de economizar tempo e dinheiro, mas o objetivo é ter um eletrodoméstico que ofereça mais qualidade e seja mais adequado às suas necessidades.

Ajuste as funções

Se você já conta com uma máquina moderna, ajuste as funções dela para que possa ajudar a economizar. O uso da água fria é o mais indicado na hora de poupar energia. Em modelos com o ciclo de centrifugação alongado, você tem roupas menos úmidas, que secam mais rápido no varal. Sempre que possível, use o ciclo suave, que consome menos água e, caso a sua lavadora conte com a função economia, utilize-a também.

Não seja tão dependente da tecnologia

Você não precisa contar só com a tecnologia para economizar quando for lavar roupa, é possível usar a boa e velha “mãos à obra” para isso. Caso seja preciso, deixe as roupas de molho em baldes e não na máquina. Além de economizar energia elétrica, você pode utilizar a água residual para lavar o chão da sua varanda, cozinha ou lavanderia. Evite usar a função secar, caso sua máquina conte com ela. Essa função consome bastante luz elétrica e pode acabar não sendo tão eficiente no processo de secagem da roupa, exigindo que você repita o processo.