text.skipToContent text.skipToNavigation
como-lavar-calça-jeans---mobile.jpg

Como lavar calça jeans sem manchar ou desbotar

Calça jeans é uma peça chave no guarda-roupa de qualquer pessoa: homens e mulheres; gordinhos e magrinhos; altos e baixos; clássicos e alternativos. O item é unanimidade e parece cair bem em qualquer ocasião, pois é versátil e, dependendo da composição, ajusta-se às mais variadas situações. Mas como lavar calça jeans? Essa é uma pergunta que muita gente se faz, pois a peça pode desbotar ou manchar com a própria tintura durante a lavagem.

Há quem recomende nunca lavar essa roupa, sugerindo apenas uma limpeza com pano úmido. Mas quem não é adepto dessa prática deve seguir algumas orientações na hora de colocar a calça jeans para lavar. Que tal umas dicas para conservar a sua?

Use e abuse antes de lavar

A primeira recomendação é esta: não lave sua calça a cada uso. Ao contrário de outras peças mais leves, é importante que o jeans seja lavado só depois de alguns usos. Três vezes pelo menos. Isso costuma evitar que o tecido desbote muito rápido.

Pelo avesso

Lave a calça jeans pelo avesso. Isso ajuda a manter a cor, pois evita que a tinta entre em contato com o sabão e desbote ou crie manchas, além de evitar atrito, no caso de lavagem na máquina.

Proteja do sol

O sol pode acelerar o desbotamento. Portanto, deixe a calça secando à sombra e mantenha a peça guardada em local não exposto ao sol.

Atenção com outras roupas, produtos e máquina de lavar

Cuidado com roupas que soltam pelos e com alvejantes a base de cloro. Também prefira o modo mais suave de lavagem da máquina de lavar para não desgastar a peça.

Uma dica caseira

Antes da primeira lavagem, recomenda-se sal ou vinagre. Isso mesmo. Para selar a cor, você deve deixar a calça de molho em uma bacia com água e vinagre (100 ml de vinagre para um balde de 5 L de água) antes de lavar com sabão ou adicionar uma colher de sopa de sal de cozinha onde for lavar a calça.

Como lavar calça jeans? A etiqueta ajuda

Ninguém costuma dar atenção a ela. Mas muitos acidentes em roupas podem ser evitados com medidas simples recomendadas na etiqueta. Nela, estão as recomendações e restrições de lavagem, uso e armazenamento específicos para a peça em questão.

Lembre-se que essas são algumas dicas simples sobre como lavar calça jeans básica, sem desfiados ou com acessórios anexados, como lantejoulas, strass ou bordados. Para esses casos específicos, o que vale é a última recomendação: recorrer à etiqueta da peça.