text.skipToContent text.skipToNavigation
Prático-Como-tirar-mancha-de-café-da-roupa---mobile].jpg

Prático: como tirar mancha de café da roupa

Acidentes acontecem e isso é fato, mas realmente ficamos muito tristes quando esses percalços do dia a dia nos fazem manchar de café aquela roupa favorita. Não há porque se desesperar, a partir de agora você vai saber como tirar mancha de café da roupa. Aproveite as nossas dicas.

Como tirar mancha de café da roupa

A regra básica para quem quer tirar qualquer mancha que seja é lavar a roupa imediatamente após o incidente, seja na máquina de lavar, seja na lava e seca, porque facilita a remoção e evita que o líquido fique impregnado nas fibras da roupa.

Antes de iniciar qualquer processo para tirar manchas das roupas é imprescindível ler a etiqueta e as instruções de lavagem que estão na peça. Também é importante testar a técnica em uma parte pequena de tecido para verificar se não há contraindicações.

O método da água morna

A água morna é usada para tirar manchas de café e outras manchas da seguinte maneira:

Aqueça a água e retire do fogo bem antes de ferver. Coloque a peça na pia e derrame água sobre a mancha de modo que atravesse a roupa e escoe pelo ralo. Esse processo deve ser feito de forma lenta, pois o resultado esperado é que a água morna, ao passar pelas fibras do tecido, leve a mancha embora e deixe a roupa limpa novamente.

Roupa de molho

Se a mancha de café for muito grande e secou no tecido, recomenda-se colocá-la de molho em água morna com o sabão (em pó ou líquido) de sua preferência. Umedeça a roupa no molho de água morna e sabão, esfregue o lugar da mancha e deixe de molho por no máximo 2 horas. Depois, é só lavar normalmente que a mancha de café terá desaparecido.

Vinagre

Essa é uma dica para quem precisar tirar a mancha de café imediatamente sem ter que lavar toda a peça de roupa. Se você derramou café na sua roupa minutos antes de sair de casa, não se desespere: em um copo de água, acrescente uma colher de vinagre, misture e derrame (ou borrife) sobre a mancha. Esfregue um pano limpo vigorosamente sobre a mancha umedecida pela solução de água morna com vinagre e veja a mancha de café clarear completamente.

Bicarbonato de sódio

A água morna aparece aqui novamente como importante fator de ajuda ao usarmos as dicas de como tirar manchas de café da roupa, porém o elemento químico que vai tirar a mancha de café é o bicarbonato de sódio. Basta colocar uma colher de café de bicarbonato de sódio sobre a mancha (com a peça já devidamente umedecida em água morna) e esfregar até perceber que a roupa absorveu todo o bicarbonato. Deixe descansar por alguns minutos e enxágue normalmente.

Removedores comuns

É evidente que o mundo que evoluiu em tantas tecnologias não iria deixar a remoção de manchas de fora. Existem tira-manchas para todos os gostos à venda. Tem aqueles específicos para ferrugem, por exemplo. Outros são complementares (e da mesma marca) ao sabão em pó e tem ainda aqueles em spray para quem deseja tirar a mancha rapidamente sem precisar lavar a peça.