text.skipToContent text.skipToNavigation
Clareou-aprenda-como-lavar-roupa-branca---mobile.jpg

Clareou: aprenda como lavar roupa branca

Provavelmente sua avó já lavou muita roupa branca na mão e, olha, era um trabalho árduo! Mas hoje podemos contar com uma máquina de lavar ou até mesmo uma lava e seca para agilizar o serviço. Muitas pessoas têm dúvida na hora de lavar as peças brancas sem estragar e encardir, utilizando todos os recursos disponíveis em sua lavadora. Veja alguns truques e aprenda como lavar roupa branca.

Separando as roupas

Para facilitar na hora de lavar, temos que separar as peças por cores. É claro, a branca não pode, de jeito algum, ser misturada com as roupas de cor, principalmente se elas correm o risco de soltar tinta. Vamos evitar acidentes! Roupas de cama, jogos de toalhas e peças de roupas são feitos com tecidos diferentes e também precisam ser separados. Aliás, nunca lave suas roupas junto com toalhas, pois elas possuem fios que se soltam com facilidade, formando as famosas bolinhas -  e isso dá um tremendo trabalho para tirar.

Roupas com manchas?

As manchas em uma roupa branca acabam com qualquer look. Isso porque é bem mais notável do que em uma roupa colorida, não é? Por isso é importante esse cuidado com as peças claras.

Uma pequena mancha é mais fácil de ser removida usando água quente, uma função que a lava e seca possui, mas manchas maiores precisam de uma  atenção especial. A roupa com essa mancha deve ser colocada de molho por 2 horas, junto com um pequeno pedaço de sabão de coco e uma tampinha de bicarbonato de sódio. Não precisa esfregar, pois isso “alarga” as peças. Essa dupla é imbatível! Mas existe também produtos específicos para esse tipo de limpeza, basta encontrar nas prateleiras do mercado mais próximo.

Após deixar de molho as peças mais manchadas, coloque-as na máquina de lavar e pronto! É hora da lavagem!

Como lavar roupa branca na máquina de lavar?

É simples. Provavelmente sua máquina possui recursos como: tipo de roupa (branca, toalha, edredom, suja, colorida). Escolha conforme o tecido e o tipo da peça. Se a máquina de lavar possuir a função “água quente”, acione, pois ajuda a remover por completo as manchas que restam, como em fraldas e roupas mais sujas. Coloque as roupas separadas com o nível de água indicado, distribuídas de forma igual.

No dispenser, coloque o sabão e o amaciante de sua preferência. Jamais jogue produtos de limpeza diretamente nas peças, pois corre o risco de manchar e a limpeza não será completa se não diluir em água. Ah, e dispense produtos caseiros, como bicarbonato, vinagre, etc. Produtos não específicos para lavagem pode danificar o aparelho!

Com essas dicas sobre como lavar roupa branca, suas roupas ficarão mais branquinhas e sem manchas!