text.skipToContent text.skipToNavigation
Veja-como-organizar-a-geladeira_smartphone.jpg

Veja como organizar a geladeira

Como você guarda os alimentos na sua geladeira? Você utiliza algum critério? Sabia que a forma que você guarda o alimento pode fazer com que ele dure mais? Os alimentos e produtos devem ser guardados de acordo com a temperatura que necessitam. Aprenda como conservar melhor os alimentos e melhore sua saúde e até suas finanças com as dicas sobre como organizar a geladeira.

Que tal limpar a geladeira primeiro? Tire tudo de dentro dela e jogue fora os alimentos vencidos e estragados. Ao guardar algo na geladeira, prefira potes de vidro e de plástico transparentes, dessa forma você pode visualizar com facilidade o que está armazenado e não esquece aquele potinho “para sempre”. O melhor local para esse tipo de sobra são as prateleiras intermediárias.

Escolher vasilhames quadrados ou retangulares com tampa ajuda a economizar espaço na geladeira, pois se encaixam bem nos cantinhos.

As carnes devem ficar no local mais frio da geladeira. Se não forem ser consumidas no mesmo dia, devem ir para o congelador.

Os legumes e verduras devem ser guardados em saquinhos para aumentar a durabilidade deles. A gaveta grande da geladeira é ótima para mantê-los frescos, pois ela fica longe do congelador. Ao contrário de muitos alimentos, o frio estraga mais rápido os legumes e verduras.

Fruta não precisa ir para a geladeira, a não ser que ela esteja picada ou madura. O melhor local para guardá-la é na prateleira em cima da gaveta de legumes.

As bebidas e as garrafas podem ficar na porta da geladeira. Use esse mesmo local para armazenar geleias, vidros de azeitonas, conservas e condimentos (maionese, catchup e mostarda).

Algumas geladeiras jâ vêm com um local para guardar ovos na porta. É um desperdíco de espaço, pois os ovos estragam rápido e a porta é o local onde há mais variação de temperatura. Guarde-os na parte interna da geladeira, na prateleira mais próxima do congelador, com a ponta menor voltada para baixo. Alguns modelos já criaram até mesmo porta-ovos para facilitar.

Essa prateleira superior da geladeira é um ótimo local para guardar frios, sobremesas, massas frescas, pratos prontos, queijos, iogurtes, manteiga, requeijão e patês. Esses alimentos devem ficar em embalagens fechadas, para não espalharem odores, potes especiais ou porta-frios, que contêm divisões para facilitar a organização.

Não encha muito a geladeira. O ar precisa circular. Por esse mesmo motivo, não cubra as prateleiras com toalhinhas. E aí, já sabe como organizar a geladeira da sua casa?