text.skipToContent text.skipToNavigation
Truques-domésticos-como-descongelar-geladeira---mobile.jpg

Truques domésticos: como descongelar geladeira

Chegou o dia de fazer a faxina na cozinha e encarar o descongelamento da geladeira? Existem algumas dicas que facilitam essa limpeza e higienização desse eletrodoméstico. Veja abaixo como descongelar geladeira e torne essa tarefa simples.

Preparando o descongelamento

Agende para descongelar a geladeira antes de ir à feira ou ao supermercado, assim o eletrodoméstico estará mais vazio. Providencie caixas de isopor, coolers ou caixas térmicas e coloque os alimentos que estavam sob refrigeração nesses reservatórios. Distribua pedras de gelo entre os alimentos para garantir o resfriamento deles.

Durante o descongelamento

Desligue o aparelho da tomada e deixe a porta da geladeira e freezer abertas para que ocorra o degelo. Se quiser acelerar o processo, coloque um ventilador ligado em frente à geladeira aberta para provocar o descongelamento. Não se esqueça de estender uma toalha de banho grande e dobrada em frente à geladeira para aparar os pingos do degelo. Torça a toalha, de tempos em tempos, para retirar o excesso de água.

Após o descongelamento

Assim que a geladeira estiver totalmente descongelada, sem nenhum sinal de gelo, significa que o descongelamento foi concluído. Recolha a toalha estendida em frente à geladeira e retire o ventilador. Com um pano adequado, enxugue as prateleiras e paredes internas da geladeira. Depois passe um produto específico para a limpeza desse tipo de superfície. Ligue o aparelho na tomada e coloque os alimentos que estavam armazenados em outro lugar de volta à geladeira.

Já sabe como descongelar geladeira?

Então, a dica agora é incluir a tarefa em sua rotina, cuidando para manter a geladeira sempre limpa e higienizada. Assim, você consegue espaçar o descongelamento da geladeira, embora seja recomendado fazer em períodos frequentes (de 15 em 15 dias, por exemplo) para evitar o gasto excessivo de energia elétrica, uma vez que o excesso de gelo acumulado aumenta seu consumo.

Vale lembrar que alguns modelos de geladeira já contam com outros tipos de processos de descongelamento. Por exemplo, existe o degelo semiautomático que recolhe a água do processo e a evapora na parte traseira lentamente e o modelo Frost Free que nem gelo faz e, por isso, não precisa descongelar.