text.skipToContent text.skipToNavigation
m_template_img_01.jpg

Qual a melhor geladeira?

Na hora de escolher a melhor geladeira, algumas perguntas são muito comuns: o que é Frost Free? E Cycle Defrost? Para quem não sabe, esses nomes se referem ao tipo de degelo, que nada mais é que o modo de descongelar o freezer.

 

Entre todos os itens da geladeira, o degelo é o que fará mais diferença em suas tarefas na cozinha. Por isso, antes de escolher a sua geladeira, é importante entender como funciona cada tipo, suas vantagens e desvantagens.

 

 Geladeira Frost Free

 

A geladeira Frost Free é a mais prática de todas. Com ela, você não precisa descongelar o freezer nunca, pois não há formação de gelo nas paredes.

Se você tem uma rotina corrida e quer manter tudo limpinho sem muito trabalho, essa é a melhor geladeira. Outra vantagem da Frost Free é que ela tem um ventilador que faz o ar ficar circulando dentro do aparelho, isso ajuda a resfriar os alimentos mais rápido e também evita cheiros desagradáveis na geladeira.

Já a parte ruim é que elas consomem mais energia que as outras. Por isso, fique de olho no selo Procel que indica a eficiência energética do eletrodoméstico. O tipo A é o mais eficiente e, portanto, o mais econômico e sustentável.

 

Geladeira Cycle Defrost

 

Para quem busca praticidade, mas não quer abrir mão da economia, a melhor geladeira pode ser a Cycle Defrost. Sua tecnologia diminui a formação de gelo no congelador e você só precisa descongelar o freezer duas vezes ao ano.

 

Além disso, ela gasta até metade da energia que uma Frost Free, trazendo uma ótima economia na conta de luz. O ponto fraco da Cycle Defrost é que o degelo deve ser feito de forma manual, desligando o aparelho da tomada. 

 

Geladeira com degelo manual

 

A geladeira com degelo manual precisa tirar o aparelho da tomada para descongelar o freezer. A maioria dos modelos vem com um compartimento para retirar a água do gelo derretido e evitar aquela “molhaceira” na cozinha.

 

É a opção menos prática, já que precisa ser descongelada, em média, a cada dois meses, porém é a melhor geladeira para quem quer economizar na conta de energia.

 

Geladeira semiautomática

 

A geladeira com degelo semiautomático é um pouco mais prática. Ela também deve ser descongelada a cada dois meses, mas a vantagem aqui é que não é preciso tirá-la da tomada.

 

Isso significa que você não terá o trabalho de tirar todos os alimentos da geladeira, pois ela continuará funcionando normalmente enquanto o freezer descongela. Apesar de consumir mais energia que a geladeira com degelo manual, é mais econômica que os modelos Frost Free e Cycle Defrost.

 

Geladeira com degelo seco

 

Esse sistema é praticamente igual ao degelo semiautomático.  A única diferença é que não há a necessidade de retirar a água da geladeira, pois ela evapora. Desse jeito você nem corre o risco de molhar a cozinha!

 

Agora que você já sabe o que é Frost Free e todos os outros tipos de degelo, já pode escolher a melhor geladeira para a sua casa e rotina.