text.skipToContent text.skipToNavigation
Como-limpar-forno---mobile.jpg

Como limpar forno?

Cozinhar em casa é uma excelente alternativa para quem quer se alimentar melhor e ainda economizar. Porém, para que essa atividade seja prática no dia a dia, é preciso ter alguns cuidados e uma certa organização. O forno é um dos locais que costuma acumular mais sujeira e merece atenção e regularidade na limpeza. Para saber como limpar forno de forma eficiente, veja nossas dicas:

Um passo a passo sobre como limpar forno

Para começar a limpeza do forno, o primeiro passo é retirar todas as partes móveis, como grelhas e bocas. Essas partes devem ser lavadas com detergente para remover todos os resquícios de gordura que costumam ficar. Em seguida, deixe as partes móveis secando, enquanto você cuida de limpar o resto do forno.

Hoje é possível encontrar facilmente produtos específicos para fazer a limpeza do forno. Gordura e restos de comida não são tão fáceis de se limpar. Por isso, usar um produto adequado evita que você fique horas esfregando, além de ajudar na conservação do forno.

Ao adquirir produtos específicos para esse tipo de limpeza, não deixe de ler as instruções antes de aplicar diretamente no forno.

Alternativas caseiras

Para quem é adepto de receitas caseiras de limpeza, outra alternativa é fazer uma pasta utilizando 2 partes de bicarbonato de sódio para 1 parte de vinagre. Nessa proporção, acrescente água até formar uma pasta, que será aplicada no forno depois.

Após aplicar a pasta tanto nas partes internas quanto externas, é preciso aguardar por aproximadamente 4 horas, para que o produto possa agir. Em seguida, remova toda a pasta utilizando um pano úmido e limpo.

Além de ser uma forma mais barata de limpeza, pode ser uma alternativa para quem é mais sensível ou possui alergias, já que os ativos são bem menos agressivos quando comparados aos produtos tradicionais.

Utensílios de limpeza

Além dos produtos, alguns utensílios podem ajudar na limpeza, além de garantir maior segurança.

Um dos principais utensílios são as luvas de borracha que servem para evitar o contato com as mãos. Um pincel ou mesmo uma escova com cerdas grandes também podem auxiliar na remoção da sujeira.

Outra dica importante é escolher um bom pano, que não deixe fiapos ou fibras, que podem até pegar fogo. Opte sempre por um tecido de microfibra lavável que não deixa resíduos após a remoção da sujeira.

Com o forno limpo, a cozinha terá outra cara. Experimente realizar a cada 2 dias uma limpeza básica na região das bocas e 1 vez por mês uma limpeza mais completa nas partes internas.