text.skipToContent text.skipToNavigation
m_template_img_01.jpg

Conheça os tipos de fogão e escolha o melhor para você

Existem vários tipos de fogão no mercado e, para acertar na escolha, vale a pena dar uma boa pesquisada antes, já que ele será seu companheiro na cozinha durante muitos anos, certo?

É importante que o fogão, além de auxiliar no preparo das refeições, seja resistente e fácil de limpar. Veja, então, algumas dicas que irão ajudar você a fazer a escolha certa.  

Tipos de fogão: embutir x piso x industrial

O fogão de embutir deve ser encaixado em bancadas ou pias e por ocupar menos espaço é o melhor fogão para cozinhas pequenas ou planejadas. Outro ponto positivo é a estética, ele se encaixa perfeitamente ao ambiente, deixando a cozinha mais clean e elegante.

Os fogões de piso são os mais tradicionais e também têm suas vantagens. Por ter uma variedade maior no mercado, há mais opções de modelos e recursos. Por exemplo, você só encontrará fogão com 2 fornos no modelo de piso.

Já os fogões industriais são feitos para preparar refeições em grandes quantidades de forma mais rápida. Costumam ser bem maiores que os fogões convencionais, exigindo um grande espaço para acomodá-los.

Número de bocas

O fogão 4 bocas é indicado para solteiros, casais ou cozinhas pequenas. Já famílias um pouco maiores podem optar por modelos com 5 ou 6 bocas que deixam o preparo das refeições muito mais rápido. Uma vantagem dos modelos 5 bocas é que eles possuem recursos mais modernos e mais práticos que os outros.

Material

Em relação ao material, existem dois tipos de fogão: inox ou branco. Ambos possuem uma excelente qualidade, porém se você mora em regiões litorâneas ou muito úmidas, o melhor fogão é o de inox, por ser mais resistente à umidade. Além disso, ele dá um toque moderno à decoração.

Queimadores/Bocas

É preciso ficar de olho na potência e limpeza dos queimadores. Em relação à potência, prefira queimadores com tamanhos diferentes ou com mais de uma chama. Por exemplo, os com dupla ou tripla chama cozinham mais rápido os alimentos, enquanto os menores e com uma chama são ideais para alimentos delicados e que exigem maior tempo de cozimento.

Em relação à limpeza, prefira os queimadores selados que impedem o acúmulo de sujeira. Grades duplas ou nichos individuais também evitam que os líquidos se espalhem por todo o fogão.

Acendimento

O acendimento das chamas, tanto do fogão quanto do forno, pode ser de três formas: manual, automático ou superautomático. O manual é o que precisa de fósforo para acender. O automático, após girar o botão que libera o gás, você deve apertar outro para ter a chama. Já o superautomático é o mais fácil e seguro de todos, basta girar o botão para que a chama se acenda. Além de prático, você não corre o risco de esquecer o botão do gás ligado.

Fornos - recursos e limpeza 

A limpeza do forno pode ficar muito mais fácil com alguns recursos super práticos. Por exemplo, o revestimento interno autolimpante elimina as gotinhas de gordura, deixando mais fácil a remoção da sujeira.

Já o acabamento easy clean é aquele brilhante e lisinho que dificulta o acúmulo de sujeira. O vidro removível e as prateleiras deslizantes também são mais fáceis de limpar.

Recursos/ Funcionalidades

Fogão com 2 fornos

Entre todos os tipos de fogão, esse é o sonho de consumo de muitos cozinheiros e donas de casa. É possível, com ele, preparar receitas diferentes ao mesmo tempo, por isso é o melhor fogão para quem quer agilizar as refeições e gastar menos tempo na cozinha.

Além disso, você pode optar por um fogão com um forno elétrico e outro a gás. Para quem não sabe, o forno elétrico oferece maior controle de temperatura e é ideal para pratos leves. Já o forno a gás é mais indicado para assados e receitas que exigem maior tempo de cozimento.

Mas, lembre-se, só existem fogões com 2 fornos nos modelos de piso.

Painel eletrônico

Os fogões com painéis eletrônicos são ideais para quem busca praticidade e sofisticação na cozinha. Além de dar um toque moderno ao ambiente, possui recursos super práticos, como receitas pré-programadas, controle de temperatura e até desligamento automático.

Função grill e função a vapor

Quem adora cozinhar costuma gostar bastante desses recursos. A função grill serve para gratinar e dourar as receitas, ela deixa os alimentos douradinhos com aquela camada crocante deliciosa.

Agora, o melhor fogão para quem quer cozinhar de forma saudável é o que tem função a vapor. Além de saudável, ela também é a ideal para preparar legumes, pois conserva seus nutrientes sem alterar a textura e o sabor.

Timer

O timer é uma das funções mais procuradas e é possível encontrá-lo na maioria dos tipos de fogão. Ele funciona como um despertador: você programa o tempo que o prato leva para ficar pronto e ele dispara um barulho quando terminar. Desse jeito fica mais fácil acertar o ponto das receitas e você não corre o risco de esquecer ou queimar nada no forno.