text.skipToContent text.skipToNavigation
Como-limpar-fogão-de-inox-sem-arranhar-mobile.jpg

Como limpar fogão de inox sem arranhar

Limpar sem danificar! Esse é o lema na hora de descobrir como limpar fogão de inox sem arranhá-lo. Mas, no caso desse eletrodoméstico, pode parecer um pouco complicado, uma vez que a frequência da sujeira acaba sendo alta. Mas, com alguns truques e dicas, além de limpo, seu fogão vai ficar sem arranhões.

Fuja de esponjas abrasivas

Essa é uma das principais regras para saber como limpar fogão de inox sem riscá-lo. Nem palhas ou esponjas de aço, nem mesmo o lado mais escuro da esponja de cozinha comum. Não ter nenhum tipo de superfície abrasiva entrando em contato com o fogão já contribui muito para que, durante o processo de limpeza, você também não acabe por arranhar o seu fogão.

Use produtos alternativos

Utilizar sabão neutro também é uma ótima alternativa se você não quiser gastar com os produtos específicos para isso. Ele retira a gordura, não danifica o inox do fogão e é bem fácil de ser encontrado por aí. Outra ótima alternativa é fazer uma mistura de  bicarbonato de sódio com vinagre. Eles fazem o serviço de forma eficiente e não são poluentes. Para polir a peças removíveis do fogão de inox, você pode usar farinha de trigo. É só esfregar a farinha e depois enxaguar com água.

Deixar de molho é melhor que esfregar na hora de limpar o fogão de inox

Encontrou uma sujeira mais resistente? O nosso primeiro instinto é pegar a esponja mais abrasiva e esfregar até sair, mas isso pode danificar o seu fogão de inox. Por isso, é melhor deixar o fogão de molho, até durante a noite, com o produto de sua preferência ou com a mistura que indicamos acima e, aí sim, vir com uma esponja suave e retirar as manchas e resíduos.

Finalização de primeira

E, na hora de secar e finalizar a limpeza, não passe apenas um pano úmido para retirar os produtos e os resíduos: use um pano seco e/ou papel-toalha. É importante secar bem toda a superfície do fogão para evitar qualquer desgaste dele pelo excesso de umidade ou pelo resto de produtos de limpeza.

Não esqueça do tampo

Apesar do tampo não inspirar tantos cuidados quanto o fogão de inox na hora de limpar, não deixe de cuidar bem dele! Use um pano com um pouco de álcool diluído e finalize com um pano úmido. E, para o excesso de gordura, lance mão do detergente. Não esqueça de secar para evitar manchas de água.

 

Saber como limpar fogão de inox vai ajudar a preservar esse eletrodoméstico por muito mais tempo.