text.skipToContent text.skipToNavigation
Chegou-a-hora-de-aprender-como-limpar-fogão_MOBILE.jpg

Chegou a hora de aprender como limpar fogão

Quem não gosta de chegar à cozinha de casa e encontrar um fogão limpinho, nos convidando para mais uma agradável sessão de culinária? Esse é um dos segredos para tornar a tarefa de cozinhar muito mais leve, deixando de ser uma obrigação diária para se tornar um momento agradável e prazeroso. Por isso, agora você vai aprender como limpar fogão.

Além de a limpeza desse eletrodoméstico contribuir para a beleza da sua cozinha, ela é importante também para aumentar a durabilidade do fogão. Como ele fica em contato constante com alimentos e líquidos, se os resíduos não forem removidos, podem danificar as peças. A sujeira ainda contribui para a proliferação de insetos e o mau cheiro.

Para evitar que você tenha um trabalho pesado de limpeza do fogão, a primeira dica é não deixar que os resíduos acumulem. Limpe o fogão diariamente, assim você remove os resíduos mais recentes e impede que se forme uma camada mais grossa de gordura.

Antes de começar a limpar, tire seu fogão da tomada e, caso o tenha usado há pouco tempo, espere esfriar. Vista luvas de plástico para evitar o contato da pele com produtos de limpeza e gordura.

Partes móveis do fogão precisam ser retiradas

Para facilitar a limpeza da superfície do fogão, retire as partes removíveis: grelhas, bicos e queimadores. Caso o modelo permita, você pode remover também os botões localizados na parte da frente do fogão para limpar os resíduos que se acumulam embaixo deles com a ajuda de bucha e detergente.

Limpe as grelhas com o lado abrasivo da bucha e detergente. Depois, deixe-as de molho em água morna e detergente, para que a gordura se solte enquanto você limpa o restante do fogão. Depois, passe a bucha nelas novamente.

Os bicos devem ser colocados de molho em uma solução de água e vinagre; depois, você pode passar sobre eles uma bucha dura ou palha de aço. Use o lado mais macio de uma esponja com um pouco de detergente para limpar a superfície do fogão, suavemente, para não arranhar. Capriche nos cantinhos, tirando toda a sujeira que encontrar. Para remover o detergente, use uma esponja ou pano, passando-o por toda a superfície. Notou que, quanto mais partes removíveis, mais prática será a limpeza? Pense nisso na hora de escolher o seu novo modelo de fogão.

Como limpar o forno com segurança

Uma dica interessante é aquecer levemente o forno e depois desligá-lo e passar um pano úmido: assim, você extermina a gordura mais recente, acumulada nas últimas vezes em que ele foi usado.

Ao remover resíduos mais antigos, utilize produtos desengordurantes próprios para essa tarefa. Para a sua segurança, escolha bem o pano que irá utilizar: ele não pode soltar fiapos, pois esses pedaços correm o risco de pegar fogo depois. Finalize sempre  a limpeza  com pano úmido, evitando a transmissão de odores aos seus assados. Não use produtos muito abrasivos, pois eles podem danificar as peças do forno.


Esperamos que as dicas de como limpar o fogão tenham sido úteis! Longa vida ao seu fogão, que com certeza agora estará sempre brilhando!