text.skipToContent text.skipToNavigation
Dicas-de-economia-de-energia-usando-eletrodomésticos-mobile.jpg

Dicas de economia de energia usando eletrodomésticos

Vivemos um momento de consciência ambiental. Poupar os recursos naturais e evitar desperdício é dever de cada um de nós. Dicas de economia de energia são muito úteis para quem quer evitar o desperdício no uso da eletricidade. Poupando energia você ajuda o planeta.

Aprenda dicas de economia de energia elétrica de A a G

Cada eletrodoméstico hoje, no Brasil, possui uma etiqueta que consta a sua eficiência energética. Aparelhos eletrodomésticos com “A” em eficiência energética são os mais econômicos. Em contrapartida, os eletrodomésticos classificados como “G” são os que mais consomem energia elétrica.

A diferença de consumo pode ficar 5 vezes menor se um eletrodoméstico classificado como “G” for substituído por outro de eficiência nível “A”. E isso vale também para as  lâmpadas da casa. Você sabia que as lâmpadas “A” representam mais de 200% de economia de energia?

O que fazer para a geladeira gastar menos energia

Depois de trocar a sua geladeira antiga por uma nova e que tenha consumo energético eficiente, siga outras dicas também. Por exemplo: nunca deixe sua geladeira próxima ao fogão (ou outra fonte de calor), pois você acaba exigindo mais do sistema de refrigeração. E também proteja a geladeira da luz solar pelo mesmo motivo.

Sabe aquela mania de pendurar roupas atrás da geladeira para secar? Nada feito, pois atrapalham a evaporação da água retirada, além de sobrecarregar o compressor. Dica de ouro: memorize o que precisa pegar e pegue de uma vez, evite abrir a geladeira toda hora. Por fim, verifique se as borrachas nas portas estão conservadas, para evitar vazamentos, e descongele-a regularmente se não tiver o processo de descongelamento automático.

Máquina de lavar e televisão: siga as dicas

Os aparelhos de TV são responsáveis por 5 a 15% (cada um) do consumo de energia em uma casa, optar por modelos de LED representa uma queda de mais de 30% no consumo de energia elétrica. Não durma com a televisão ligada e desligue as luzes de standby da sua TV, pois elas também consomem energia.

Máquinas de lavar consomem além de energia elétrica, água. Modelos que lavam a roupa com água quente gastam ainda mais energia. Procure juntar grandes quantidades de roupas e lavá-las de uma vez. Programe dias específicos da semana e lave as suas roupas. Evite usar a máquina todos os dias. Mantenha os filtros limpos e não abuse na quantidade de sabão para evitar uma segunda lavagem.

Chuveiro e ferros elétricos

Os banhos relaxantes e quentes correspondem a 25% do consumo energético de uma família. Nunca é demais dizer que diminuir pela metade o seu tempo no banho significa muito para a economia de energia elétrica. Use o chuveiro na posição “verão” que aquece a água sem usar energia em excesso e, nos dias de alto verão, abuse dos refrescantes banhos frios.


Ferros elétricos esticam a roupa, mas, se usados da maneira errada, encolhem o orçamento. A melhor dica é reunir as roupas para passar em um só dia. Isso ajuda a economizar bastante energia.