text.skipToContent text.skipToNavigation
Como-economizar-energia-quando-for-viajar-mobile.jpg

Como economizar energia quando for viajar?

Viagens, sejam elas curtas, sejam um pouco mais longas, são sempre recheadas de gastos. Por isso, quando deixa sua casa vazia por alguns dias, você acaba diminuindo o gasto de energia, o que também ajuda a equilibrar os gastos a mais que a viagem traz.

Por isso, fique de olho em nossas dicas de como economizar energia e tenha uma boa surpresa em sua conta de luz.

Tire o que puder da tomada

Eletrodomésticos ligados na tomada, mesmo em standby também gastam energia. Principalmente se eles contam com algum tipo de visor com relógio e status de outras funções, que podem ser visualizadas por ali. Por isso, não se esqueça de retirar da tomada todos aqueles que podem ser desconectados. Essa energia pode parecer pequena, mas pense quantos aparelhos você tem em casa que tem esse tipo de funcionalidade. Somados, eles podem fazer diferença em sua conta de luz.

Função “férias” ou “viagem” em eletrodomésticos são perfeitas para economizar energia

Retirar alguns eletrodomésticos, como geladeiras e freezer, da tomada, devido ao tempo de viagem ou pelo trabalho que dá, às vezes não compensa. Então, como economizar energia com eles? Busque modelos com a função “férias” ou “viagem”. Ao acioná-las, o aparelho diminui o seu consumo ao necessário, contribuindo para a economia de energia, enquanto conserva os seus alimentos.

Retire inclusive carregadores da tomada para economizar energia

Pode parecer simples, mas muitas pessoas deixam diversos carregadores pela casa em tomadas diferentes. Na hora de viajar, você leva apenas um e pode deixar todos os outros por lá, consumindo energia. Quando não está sendo utilizado, ele continua puxando um pouco de energia e retirá-los da tomada pode ajudar a economizar.

Procure por fugas de energia

Verifique se na sua casa não está ocorrendo fugas de energia na rede elétrica da casa. O teste é simples: apague todas as luzes e desligue todos os aparelhos elétricos. Após alguns minutos, o medidor de luz deve parar. Se ele continuar girando, procure um eletricista, pois problemas na fiação da casa podem estar causando fuga de energia.

Mais do que economia, segurança

Além da economia, fazer esses tipos de ações auxiliam também na segurança da sua casa. Acidentes com eletricidade podem causar incêndios e são bem perigosos. Por isso, verifique o estado das suas instalações elétricas e retire os eletrodomésticos da tomada não só para evitar desperdício, mas também para evitar consequências mais graves à sua casa.

 

Novas maneiras de como economizar energia são sempre bem-vindas, não é mesmo? Aproveite!