text.skipToContent text.skipToNavigation
m_coifa_01.jpg

Coifa ou depurador? Saiba o que é melhor para sua cozinha

Cozinha abafada, com cheiro de fumaça e fritura não é nada agradável, não é mesmo? Para evitar isso, você pode instalar uma coifa ou depurador em sua cozinha. Eles tiram a fumaça do ambiente e impedem que ela se espalhe pela casa toda, engordurando móveis e objetos.

Mas qual dos dois é o melhor: coifa ou depurador? Se você não sabe como escolher, conheça as principais diferenças e descubra o mais adequado para sua casa.

Coifa

A coifa joga todo o ar quente, fumaça e odores para fora da casa, eliminando o mau cheiro e deixando o local mais fresco.

Por ser mais eficiente, é a melhor escolha para cozinhas grandes que exigem uma maior renovação de ar. Ela também é mais indicada para ambientes integrados, já que evita que o cheiro e as partículas de gordura se espalhem pelos cômodos da casa, aumentando a durabilidade dos móveis. Outra vantagem é que elas também são mais silenciosas que os depuradores.

Porém, para instalar a coifa, sua cozinha deve ter uma saída externa que permita a instalação de dutos para troca de ar. Caso contrário, a coifa funcionará apenas como um depurador, devolvendo o ar filtrado ao ambiente.

Mesmo sem possuir tubulação na cozinha, algumas pessoas ainda preferem as coifas pelo seu efeito estético na decoração.

Depuradores

Diferente da coifa, o depurador apenas filtra o ar, eliminando odores e o devolvendo mais limpo ao ambiente. Como ele retém a gordura em seus filtros, é necessária uma limpeza constante do aparelho.

O depurador pode ser uma boa opção para cozinhas pequenas e pessoas que não costumam cozinhar frituras e alimentos muito gordurosos com frequência.

Uma das principais vantagens do depurador é que ele é simples de instalar e não ocupa muito espaço no ambiente.

Dicas

Na hora de comprar a coifa ou depurador, alguns detalhes irão garantir melhor eficiência e efeito ao ambiente:

  1. Tamanho: os dois devem ser sempre um pouco maiores que o fogão [link: https://www.carrefour.com.br/dicas/casa-e-decoracao/eletrodomesticos/fogao];
  2. Modelos: As coifas de teto são adequadas para cozinhas de ilha, já as de parede, para os fogões e cooktops que ficam encostados. Há ainda modelos específicos para cooktops;
  3. Altura: Atente-se às medidas da sua casa, pois ambos, coifa ou depurador, devem ser instalados a uma altura mínima de 60 cm e máxima de 80 cm do fogão ou cooktop.