text.skipToContent text.skipToNavigation
As-melhores-dicas-para-economizar-energia-em-sua-casa_MOBILE.jpg

As melhores dicas para economizar energia em sua casa

Com a crise atual, os brasileiros estão encontrando dificuldades para quitar suas contas, principalmente as indispensáveis, como as de luz, água e gás. As tarifas também aumentaram e, assim, foi preciso mudar a forma como consumimos, evitando sempre que possível o desperdício. Com a mudança de nossos hábitos, veio até mesmo um ganho enquanto sociedade: passamos a exigir de nossa família maior consciência quanto ao uso da energia. E, quem economizar energia em casa, ganha 2 vezes.  

Se suas contas chegam com tarifas além do seu orçamento, é preciso mudar completamente seus hábitos e o de sua família. Para isso, alguns truques podem ajudar bastante. Quer economizar energia? Siga as dicas!

Geladeira

O freezer tem muito gelo acumulado? Faça já o descongelamento, pois muito gelo acaba fazendo com que o motor funcione além da conta. Também veja se a borracha não está gasta. Se tiver, troque-a. Outra dica importante é jamais colocar roupas para secar atrás da grade, pois isso puxa muito mais energia. Coloque sua geladeira longe do fogão e de áreas quentes demais. Nunca guarde comida muito quente no refrigerador e evite abrir o eletrodoméstico sem necessidade.

Chuveiro

O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões na conta de luz. Portanto, tome banhos de, no máximo, 5 minutos. Se for lavar a cabeça, não exceda o tempo de 10 minutos. Enquanto se ensaboa, é fundamental fechar a torneira. Ah, e água quente só precisa ser utilizada quando a temperatura estiver baixa. A posição verão é a mais indicada, pois economiza até 30% de energia.

Iluminação

As antigas lâmpadas incandescentes (as amarelinhas) consomem bastante energia, além de esquentar o ambiente. Portanto, troque-as por fluorescentes ou de LED, que duram mais tempo e economizam bastante energia. Cada vez que acender a luz de um cômodo, não se esqueça de apagar. Evite o uso da luz durante o dia. Se o ambiente for escuro de mais mesmo de dia, procure pintar as paredes de branco e repensar a decoração. Você sabia que móveis de cores claras ajudam a refletir a luz natural? Cortinas claras e espelhos também são sempre bem-vindos!

Ferro de passar

Muitas famílias já deixaram o hábito de passar roupa de lado, passando apenas as essenciais. Se você não gosta de andar com roupas amarrotadas, ficam 2 dicas: acumule o maior número de roupas que puder e só então utilize o ferro. Deixe as roupas que necessitam de menos calor por último, desligando o ferro para aproveitar o calor. Uma dica bem legal: sabia que pendurar as roupas no cabide em alguns casos elimina a necessidade de passá-las?

Televisão/computador/celular

Perca o hábito de dormir com a televisão ligada e programe-a para que desligue sozinha. Nunca coloque a TV em stand-by, pois mesmo assim ela continuará gastando energia. Quando desligar o computador, não esqueça de desligar também o estabilizador. E, se for carregar o celular, não esqueça o carregador na tomada.

Ar-condicionado

O ar-condicionado é um dos responsáveis pelo aumento da energia. Uma boa dica é investir em aparelhos com tecnologia Inverter, bem mais econômicos. Neles, o fluxo de energia é regulado de acordo com a exigência, ou seja, não desperdiçam energia. E mais: em dias com condições climáticas favoráveis, dispense o uso dele. Se estiver no verão, coloque para refrigerar o ambiente, vendando todas as passagens que podem escapar o ar. Depois, programe para o modo ventilação. E não se esqueça de desligá-lo quando sair do quarto.

Máquina de lavar roupa

Só utilize a máquina quando ela estiver com roupa acumulada. Portanto, coloque uma rotina em sua família, como a lavagem de roupas de 1 a 2 vezes por semana. Você pode também tirá-la da tomada quando não estiver em uso. Ah, e não esqueça de limpar o filtro em cada lavagem.

A lavadora de roupa também auxilia bastante na limpeza de casa. Se precisar jogar água no quintal, na área, na cozinha ou no banheiro, reaproveite a água da máquina.

De olho no selo Procel

O selo Procel do INMETRO qualifica os eletrodomésticos mais eficientes em relação a energia. Por isso, na hora de escolher sua televisão, geladeira, ventilador ou fogão, por exemplo, lembre-se sempre de visualizar a categoria. A “A” é a mais eficiente.


Comece agora a economizar energia!