text.skipToContent text.skipToNavigation
Cores-da-moda-para-ambientes-em-sua-casa-mobile.jpg

Cores da moda para ambientes em sua casa

Cansou da mesmice daquela parede branca? Está pensando em renovar o ambiente de casa? Então, que tal optar pelas cores da moda, como off-white, tons do pôr do sol, caramelo, laranja e azul? Combinações como essas podem trazer mais alegria às paredes, objetos e móveis e dar vida nova para a sala de estar ou mais aconchego para os quartos. Para acertar no tom e nas cores certas para cada ambiente, confira as dicas.

Cores da moda que combinem com você

Existem diversos tons e cores que entram e saem da moda a cada ano. Você pode apostar neles para mudar os ambientes da sua casa. Mas não deixe de escolher as cores que mais gosta e que mais combinam com você e com a sua personalidade. Essa escolha é muito pessoal, por isso não escolha cores da moda só pela moda. Aposte em cores que mais agradam você, sem descuidar das tendências e das combinações.

Cores pastéis e a combinação de elementos

Os tons pastéis são ideais para trazer leveza e tranquilidade para o ambiente, sem muita seriedade. Também são indicados porque ajudam a deixar o ambiente mais leve e fresco. Você pode usar e abusar deles, especialmente em cômodos como quartos e sala. Se o objetivo é mesclar tranquilidade com alegria, invista na combinação com azuis, no tom pastel ou mais escuro. O ideal é compor a cor dos cômodos com itens de decoração de tons ou cores diferentes.

A mesma lógica pode ser usada nos objetos para decorar a sua casa. Fica melhor quando você segue uma determinada harmonização entre cores de paredes, móveis e objetos. Tem até um truque simples que costuma funcionar na maioria dos casos: escolha um dos 3 elementos para ser "o de cor mais presente".

Se o objeto de decoração for laranja, por exemplo, paredes e móveis ficam melhor se forem de cores mais neutras. E por aí vai. Evite que os 3 elementos tenham cores muito vivas, pois a chance de ter choque entre eles é maior.

Tons de terra e natureza, para trazer uma pegada mais dinâmica

Outra tendência identificada em publicações especializadas são os tons de terra ou que têm relação com a natureza. Estamos falando de tons diversos de marrom, verde, laranja etc. O marrom tem um efeito intimista e sofisticado que combina muito bem com a sala de estar. Se você é fã dessa cor e quer dar uma repaginada em sua sala de estar, vale apostar!

Aqui a dica é deixar cores vivas para objetos menores, enquanto aqueles que formam a base da decoração (estante da sala, por exemplo) funcionam como uma "tela em branco" para os objetos de decoração e outros móveis brilharem.

Cinza e off-white, os curingas

Elegante, versátil e sóbrio, o cinza é uma cor curinga que fica muito bem em ambientes como o quarto. Se você é da linha mais clássica, mesclar cinza com branco ou off-white cria um ambiente despojado e ao mesmo tempo mais sério. Vale lembrar que a cor pede uma decoração mais alegre. Assim, você cria uma base trabalhada no cinza e consegue dar toques de alegria e vivacidade com os elementos decorativos.

Vale lembrar que a regra é a que faz você se sentir bem. Então, se você é do tipo mais ousado, experimente cores como azul, amarelo ou vermelho. Essas combinações são vibrantes e incríveis e podem trazer mais alegria para o ambiente.

Vermelho

O vermelho é uma cor de personalidade e precisa ser aplicada com cautela. Essa cor, que remete à energia e poder, pode ser usada em paredes únicas da cozinha ou mesmo do quarto, com o objetivo de dar destaque ao espaço. Se for usar vermelho na parede do quarto, invista na parede onde fica a cabeceira da cama. O ideal é mesclar com objetos de decoração mais clássicos, para obter um resultado lindo.

Essas são apenas algumas das cores que se transformaram em tendência e podem trazer mudanças para o ambiente de casa. Não deixe de escolher a sua cor favorita e mãos à obra!