text.skipToContent text.skipToNavigation
como-montar-quartos-tematicos-mobile.jpg

Como montar quartos temáticos

É cada vez mais comum as famílias buscarem formas de deixar a decoração de casa mais divertida, seja na sala, seja nos quartos. Uma das alternativas que mais tem sido utilizada é a dos quartos temáticos tanto para crianças quanto para adolescentes e adultos.

Confira nossas dicas e deixe a sua casa com uma decoração diferenciada:

Pense nas possibilidades do tema

A criação de ambientes temáticos depende principalmente de uma decisão sobre o que será representado pela decoração e, por isso, é bem importante selecionar uma temática legal para cada quarto.

Erra quem pensa que, para os adultos, os quartos não podem ter atrativos. Que tal posters de seus filmes preferidos, se curtir cinema? Ou então algo com toques de cultura oriental? A imaginação é o limite. Já para crianças e adolescentes, o mercado oferece alternativas como os personagens da TV ou temas um pouquinho mais genéricos e que podem ser muito bem trabalhados, como fazenda, circo e animais preferidos dos pequenos.

Pense no ambiente

É o tamanho da área que você tem à disposição que vai determinar que caminho você vai seguir. Em quartos menores, uma dica é trabalhar melhor pôsteres, adesivos decorativos e acessórios, enquanto em quartos maiores dá para investir mais em móveis como destaque, com cômodas, painéis para TV, entre outros.

Pense nas cores e na iluminação

Além de planejar móveis, pôsteres ou adesivos nas paredes, é interessante pensar nas cores que irão compor a decoração, pois a iluminação natural pode influenciar diretamente no uso de cores e de uma possível iluminação artificial. Por exemplo, é interessante que quartos menos iluminados pelo sol recebam cores mais vivas nas paredes ou podem ser decorados com luminárias e lustres para garantir a iluminação.

Tipos de temas para serem explorados

Para crianças, os temas mais interessantes para serem explorados nos últimos tempos são os cenários de natureza que contam com animais, florestas, jardins e cores que remetam a esse universo ou então temáticas que envolvam bailarinas, princesas que também permite brincar com outros temas semelhantes.

Para adolescentes, os temas devem ser mais focados em personagens que estão em seu dia a dia. Dos heróis da Marvel, que vivem nas telas do cinema até a febre atual dos videogames, a criatividade pode ajudar a trazer soluções até mesmo fora do padrão. Já imaginou uma decoração toda baseada em League of Legends, por exemplo? Um dos jogos on-line mais famosos do mundo - e muito jogado entre os brasileiros -, com certeza pode garantir surpresas legais.  

Nos quartos dos adultos, uma dica pode ser tentar reproduzir o ambiente de uma viagem feita pelo dono do quarto e que o marcou. Daí, vale trazer de volta o clima de montanha, de castelo medieval, de pousada rústica, entre outros.

Viu só como transformar quartos simples em quartos temáticos não é tão difícil? Com alguma atenção e bom gosto você consegue transformar um quarto que antes parecia como todos os outros do bairro para transformá-lo em um quarto temático só seu.

Aproveite as nossas dicas e boa decoração!