text.skipToContent text.skipToNavigation
m_chapinha_01.jpg

Qual a melhor máquina de costura doméstica?

Se você deseja fazer as próprias roupas, as da família ou mesmo conseguir realizar pequenas reformas em algumas peças, aprender a costurar será muito útil. São muitos modelos de máquinas de costura e, antes de comprar a sua, é importante saber qual a melhor máquina de costura doméstica. Ou seja, aquela que seria ideal para o que você quer fazer no mundo da costura.

 

O primeiro passo é compreender qual a sua necessidade. Pretende fazer muitas peças? Vai utilizar sua máquina de costura apenas para reformas? Tudo isso deve ser levado em conta. Depois de entender como escolher sua máquina de costura, é hora de conhecer as opções.

 

Máquina de costura reta

Esse modelo costuma ser o mais comum nas casas brasileiras. Tudo porque é uma máquina de costura com funções bem completas (algumas fazem zig-zag, ponto reto, pregas, artesanato, personalização em roupas, etc.). Além disso, podem ser portáteis ou ter o seu próprio móvel, que geralmente serve para guardar tecidos e acessórios.

 

Galoneira

Se você pretende trabalhar com lingerie ou mesmo malhas e tecidos finos, a galoneira é a máquina de costura indicada para você. Ela faz bainhas, viés, costuras artesanais e muitas outras.

 

Caseadeira

Algumas máquinas de costura reta têm a pecinha especial para a casa de botão. Mas, se você tem espaço e pretende fazer grandes produções em casa, é melhor ter uma caseadeira.

 

Botoneira

Companheira da caseadeira, a botoneira, como o nome diz, prega botões. Muito útil, essa máquina vai além, pois serve para pregar laços, enfeites, rendas, entre outras peças, em suas roupas.

 

Fechadeira de braço

Se o seu negócio é produzir camisas, especificamente, além da caseadeira e da botoneira, é importante ter uma fechadeira de braço. É a máquina que faz o acabamento nos braços das camisas. Ela é uma boa pedida para quem busca perfeição.

 

Zig-zag

Caso você esteja em dúvida sobre qual a melhor máquina de costura doméstica, mas sabe que pretende trabalhar com muita malha e outros tecidos finos e delicados, a zig-zag é o seu modelo ideal. Ela faz acabamentos, além de ser indicada para colocação de elásticos em lingeries, por exemplo.