text.skipToContent text.skipToNavigation
m_template_img_01.jpg

Como costurar usando a máquina corretamente

Costurar usando uma máquina pode ser mais fácil do que você imagina. Sabendo como costurar corretamente, você pode nunca mais precisar recorrer à costureira para fazer uma barra de calça, um ajuste no vestido ou até uma roupa nova.

 

Para os iniciantes que buscam a primeira máquina de costura, é importante atentar-se a alguns detalhes, como as funções básicas que ela oferece. Essencialmente, as máquinas devem possuir: costura reta, zig-zag de várias larguras, casa de botão e zíper.

 

Antes de começar a costurar, é importante que você conheça a sua máquina. Para isso, leia atentamente e entenda todas as funções que ela possui, principalmente as mais básicas.

 

1º passo: colocar a linha na máquina

 

Você sabia que a máquina possui 2 pontos para a linha para dar aquele acabamento perfeito às roupas? Durante o uso, a máquina faz os pontos com a linha que vem pela parte superior por meio da agulha e pela parte inferior proveniente da bobina.

 

Como colocar a linha na bobina?

 

Pegue a bobina dentro da caixa de bobina que fica localizada na parte inferior da máquina. Em seguida, abra-a e coloque a linha dentro.

 

Para transferir a linha para a bobina de modo que ela não enrosque, você deve colocá-la na parte superior da máquina próxima ao carretel, cada um em seu lugar, e pressionar o pedal até que a bobina pare de girar, o que indica que ela já está com linha suficiente.

 

Com a bobina cheia, retire-a da parte superior e introduza-a novamente na caixa de bobina. Para colocar a linha na agulha, puxe a linha do carretel, introduza-a no estica-fio superior e desça até inserir na agulha.

 

Gire o volante para as linhas da bobina e da agulha se encontrarem.

 

 

2º passo: costurando

 

Com as linhas ajustadas, você já pode começar a costurar. Mas, antes, pegue um pedaço de tecido para testar a máquina, conhecer os tipos de pontos e treinar a firmeza das suas mãos.

 

O ideal é começar pelo ponto reto e usar o zig-zag para arrebatar a costura. Nas máquinas, você pode ajustar o tamanho dos pontos que, geralmente, vão de 0,5 a 4, de acordo com a espessura dos tecidos e os tipos de zig-zag dos mais justos aos mais largos.

 

Além dos pontos retos e zig-zags, você também pode pregar zíperes e costurar com pontos decorativos para fazer acabamentos delicados.

 

Sabendo ajustar e conhecendo os pontos, você já pode, enfim, começar a costurar. Para isso, pegue o tecido que deseja costurar, pesquise previamente o que deseja fazer e passe o tecido sob a sapatilha ideal para o tipo de costura, pressione lentamente o pedal e comece a costurar.

 

Costurar, além de uma necessidade, pode ser também uma terapia. Com as técnicas certas, erros e acertos, com o tempo você aprende o que é melhor para cada tipo de costura e como a máquina se comporta aos seus comandos. Basta treinar para um resultado perfeito.