text.skipToContent text.skipToNavigation
d_colchao_01.jpg

Como escolher o melhor colchão para você

Se você está pensando em comprar uma cama nova, com certeza já se perguntou como escolher o melhor colchão. Tudo porque uma ótima noite de sono pode começar pelo conforto, tamanho e tipo mais adequados para você.

 

Escolhendo um colchão adequado

 

O primeiro passo deve ser a descoberta das medidas do colchão, do peso, da estrutura e, principalmente, se o colchão tem uma densidade boa, pois ela é importante para o seu conforto também. Você pode descobrir essa informação técnica ao observar o tipo de espuma usado no colchão. É assim que descobrimos se ele é macio, mole, duro ou tem um meio-termo de consistência.

 

Feito com molas e espuma ou somente espuma, uma densidade maior não significa que o colchão será mais duro, da mesma forma que o de densidade menor pode não ser mais mole.

 

Um colchão feito com espuma é um pouco mais duro, mas é mais estável e dura mais tempo que o de molas e espuma. O de molas é um pouco mais macio, geralmente. Como as molas deixam espaços vazios para o ar, esse tipo esquenta menos.

 

É importante saber também se esse colchão ficará sobre uma cama, um box ou até mesmo colocado diretamente no chão. De qualquer forma, a durabilidade será maior se estiver sobre uma superfície mais lisa e uniforme.

 

Geralmente, um colchão de espuma tem de ser substituído em cinco anos, aproximadamente, e o de molas entre 10 e 15 anos. Uma forma interessante de manter seu colchão conservado é mudar ele de lado uma vez a cada 15 dias, mais ou menos.

 

Como saber a densidade?

 

Saber qual a densidade indicada é essencial para saber qual o melhor colchão. É ela quem informa o peso que aquele colchão vai aguentar. Quanto maior a densidade, maior o peso que ele aguenta.

Mas atenção: um colchão de densidade D45 não é feito para uma pessoa de 45 kg. Essa densidade é só o peso do bloco de espuma. No caso da D45, o colchão suporta entre 95 e 115 kg. A informação sempre estará nas especificações técnicas do produto.

Veja abaixo alguns exemplos de densidade e peso:

  • Densidade 23 – de 1 a 50 kg;
  • Densidade 28 – de 50 a 75 kg;
  • Densidade 33 – de 75 a 95 kg;
  • Densidade 45 – de 95 a 115 kg.