text.skipToContent text.skipToNavigation
m_maquina_01.jpg

Descubra o melhor travesseiro para sua posição de dormir

Sabia que existe o melhor travesseiro para cada posição de dormir? Isso acontece porque o travesseiro deve deixar seu corpo todo alinhado. Assim, dependendo do jeito que você dorme, ele deve ter uma determinada altura e sustentação que deixe sua cabeça alinhada com o resto do corpo. Entendeu? Não é só o colchão que faz diferença para um sono bom e tranquilo. Então, veja todas as dicas para escolher o melhor travesseiro para você:

Melhor travesseiro para cada posição de dormir

Quem dorme de costas: o mais recomendado é um travesseiro baixo e não muito firme para não levantar demais a cabeça e manter a coluna alinhada. Outro travesseiro embaixo dos joelhos também ajuda a relaxar a lombar.

Quem dorme de lado: essa é a posição de dormir mais recomendada pelos especialistas. O certo é usar um travesseiro que preencha a altura entre o ombro e o pescoço. Para isso, escolha um modelo médio ou alto e um pouco mais firme. Para garantir o alinhamento perfeito do corpo, durma com outro travesseiro menor entre as pernas.

Quem dorme de bruços: segundo especialistas, essa posição é prejudicial à coluna e deve ser evitada ao máximo. Mas se você só consegue dormir desse jeito, o melhor travesseiro é um baixo e molinho.

Materiais de enchimento

Espuma poliuretano: é um material mais firme que não cede com o peso da cabeça e oferece toda a sustentação durante o sono, recomendado para pessoas que dormem de lado. Se você dorme de bruços, evite esse tipo de travesseiro, pois pode causar dores na nuca e coluna.

Viscoelástico ou Travesseiro Nasa: desenvolvido pela Nasa, esse material se molda ao contorno e temperatura do corpo. Ele diminui a pressão do local, facilita à circulação sanguínea da área e ainda previne dores musculares. É o melhor travesseiro para quem se mexe muito durante a noite, já que ele se adapta bem a todas as posições.

Látex: é aquele travesseiro que demora mais tempo para afundar. Ele ajuda a manter a posição correta durante toda a noite e também costuma ser mais fresco, pois aumenta a ventilação. Pode ser uma boa opção para quem dorme de lado.

Fibras: geralmente são travesseiros leves, recomendados para pessoas que dormem de bruços ou de costas. Alguns modelos com silicone ou que oferecem maior sustentação podem ser usados também por quem dorme de lado. Esse material esquenta com mais facilidade, por isso pode não ser uma boa ideia em regiões muito quentes.

Plumas: também são travesseiros leves e macios, mas podem não oferecer tanta sustentação durante a noite, caso as penas se acumulem em um lado.

Penas de ganso: são travesseiros bem macios e confortáveis. Mas, atenção, se você sofre de algum tipo de alergia, pode não ser a melhor opção.

Dicas

- Travesseiros com a chamada tecnologia fresh ou que possuem gel são mais frescos e ventilados. Se mesmo assim você costuma suar muito enquanto dorme, invista em travesseiros que podem ser lavados.

- O melhor travesseiro para pessoas alérgicas é o que tem proteção antiácaros (os principais causadores das doenças respiratórias). Mas em caso de alergias muito fortes, prefira travesseiros que também podem ser lavados.